COMBUSTÍVEIS

Bolsonaro pede para Luis Miranda relatar projeto de impostos em combustíveis

Deputado federal do DF reuniu-se com o presidente no Palácio da Alvorada neste sábado (20/3). Proposta foi elaborada pelo Executivo e visa dar maior estabilidade aos preços dos combustíveis praticados no Brasil

Augusto Fernandes
postado em 20/03/2021 22:37
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O presidente Jair Bolsonaro recebeu o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) no Palácio da Alvorada, neste sábado (20/3), e solicitou que o parlamentar converse com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para ser o relator de um projeto de lei complementar apresentado pelo governo federal que propõe a unificação, em todo o país, das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidentes sobre combustíveis.

O texto do Executivo foi entregue ao Congresso Nacional em fevereiro. Ao longo de 2021, Bolsonaro tem reclamado dos reajustes nos combustíveis anunciados pela Petrobras. O trabalho do atual presidente da empresa, Roberto Castello Branco, foi bastante criticado pelo chefe do Executivo, que indicou o general Joaquim Silva e Luna para assumir o comando da estatal. No dia 12 de abril, uma Assembleia Geral Extraordinária da Petrobras vai definir se aceita ou não o nome apresentado por Bolsonaro para presidir a petroleira.

"A alta no preço dos combustíveis reflete em toda a economia. O presidente quer colocar fim neste absurdo. Solicitou que eu busque a relatoria do projeto que unifica o percentual aplicado no ICMS e limita a cobrança do tributo ao estado que comercializa ao consumidor final. Isso terá impacto direto nos preços", afirmou Miranda, ao Correio.

O projeto de lei prevê que a cobrança do ICMS será no local de consumo final. As alíquotas poderão variar conforme o produto e serão definidas depois pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários da Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal.

A lista de combustíveis e lubrificantes sobre os quais incidirá uma única vez ICMS, ainda que as operações se iniciem no exterior, inclui gasolina, diesel, biodiesel, etanol e gás natural e de cozinha, além de vários outros derivados de petróleo.

“Maior estabilidade”

Ao apresentar os motivos que justificam a elaboração do projeto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que a proposta “objetiva contribuir com os debates que buscam alcançar meios de fornecer maior estabilidade aos preços dos combustíveis praticados no Brasil, cuja oscilação demasiada tem gerado problemas a diversos setores da sociedade brasileira, especialmente para a atividade dos caminhoneiros autônomos”.

“Propõe-se alterar a forma de cobrança do ICMS sobre combustíveis da atual substituição tributária, cujo mecanismo de apuração permite variações constantes no valor do imposto incidente sobre as operações, para a incidência monofásica com alíquotas específicas por unidade de medida, o que tende a conferir mais estabilidade ao valor do imposto incidente sobre as operações e, consequentemente, contribuir para maior estabilidade do preço de venda dos combustíveis”, detalhou o ministro.

Segundo Guedes, “a proposição não ocasiona renúncia de receitas tributárias dos estados e do Distrito Federal, que mantêm plena autonomia para fixar as alíquotas do imposto em montantes que garantam a manutenção dos patamares de arrecadação”.

“O projeto de Lei Complementar respeita e incentiva a autonomia e competência dos estados e do Distrito Federal para disciplinarem integralmente a matéria mediante deliberação no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), conforme já ocorre nas demais matérias relativas ao ICMS.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação