Dia Mundial da Água

De máscara, Bolsonaro anuncia investimentos para o programa Águas Brasileiras

Segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Regional, 10 empresas formalizaram parceria para financiar revitalização de bacias hidrográficas do país

Ingrid Soares
postado em 22/03/2021 11:53
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (22/3) investimentos de empresas para o financiamento da revitalização de bacias hidrográficas do país pelo programa Águas Brasileiras. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto na mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Água. Durante o evento, o mandatário que costuma fazer aparições sem máscara, utilizou o equipamento, a exemplo dos ministros presentes.

Segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Regional, 10 empresas formalizaram parceria para financiar revitalização de bacias hidrográficas, como a Anglo American, Rumo Logística, Ambev, MRV Engenharia, Stone, Vale S.A, Engie Brasil, Bradesco, Caixa e JBS. Ainda de acordo com a pasta, outras companhias interessadas em conhecer as iniciativas podem procurar diretamente a Assessoria Especial do MDR, por meio do e-mail assessoriaespecial@mdr.gov.br, para agendar uma apresentação.

No total, 26 propostas, de 48 inscritas em edital, foram selecionadas pelo Programa Águas Brasileiras. Elas contemplam 250 municípios de 10 estados e visam o uso sustentável dos recursos naturais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos. Foram escolhidos 16 projetos para a Bacia do Rio São Francisco, dois para a do Rio Parnaíba, dois para a do Rio Taquari e seis para a do Rio Tocantins-Araguaia.

Ainda estiveram presentes na solenidade os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; da Agricultura, Tereza Cristina; do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; e da Controladoria-Geral da União, Wagner do Rosário.

As ações do programa, informa o governo, contemplam o manejo florestal sustentável; proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, prioritariamente de nascentes, e de áreas de recarga de aquíferos; implantação de sistemas agroflorestais; contenção de processos erosivos; soluções sustentáveis de saneamento no meio rural e reuso de água no meio urbano; técnicas de engenharia natural para infiltração da água com comprovados benefícios ambientais; ações que levem à redução da criticidade hídrica; e economia circular da água.

Vantagens

Entre as vantagens para as empresas que financiarem os projetos estão: inclusão de elementos ASG (ambiental, social e governança corporativa) na cultura organizacional e no seu posicionamento no mercado; geração de valor pela transição para uma atuação resiliente; adaptação dos modelos de negócio à economia de baixo carbono; e possibilidade de certificação e comercialização de créditos de carbono decorrentes dos projetos de revitalização, permitindo a redução ou mitigação das emissões de carbono das empresas, no âmbito do mercado voluntário.

Além disso, as empresas participantes receberão o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, que simboliza a atuação dos parceiros na proteção das águas do país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação