Covid-19

Novo ministro da Saúde reforça importância do SUS e da agilidade da vacinação

O discurso, que marcou a primeira aparição pública do recém-empossado Marcelo Queiroga, foi feito ao lado das principais lideranças dos Três Poderes

Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 24/03/2021 11:43 / atualizado em 24/03/2021 13:32
 (crédito: AFP/Evaristo Sa )
(crédito: AFP/Evaristo Sa )

Após o Brasil registrar o recorde de mortes pela covid-19, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez a primeira aparição pública como gestor do cargo, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (24/3), após participar da reunião com os chefes dos Três Poderes. Sem mencionar os números crescentes das atualizações diárias, o cardiologista destacou a importância da premissa tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de dar celeridade ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o novo coronavírus.

“O sistema de saúde do Brasil trará as respostas que a população brasileira quer. Sobretudo depois de uma reunião como essa, onde toda a nação se une através dos chefes dos Poderes para que cumpramos nosso dever como poder público e consigamos apoio e respeito da sociedade civil”, disse.

Apesar de citar a importância da agilidade da campanha de vacinação contra a covid-19, com capacidade de "atingir cobertura capaz de reduzir a circulação do vírus", Queiroga não detalhou como o governo federal pretende estimular o ritmo da imunização da população brasileira, que ainda é lento.

Até o momento, foram enviadas a todas as unidades federativas mais de 25 milhões de doses de imunizantes — mais de 13 milhões já foram aplicadas em grupos prioritários.

Queiroga tomou posse nesta terça-feira (23/3) em um evento fechado em meio às críticas por conta do vácuo de liderança no Ministério da Saúde. O cardiologista é o quarto ministro a assumir o comando da pasta em meio à pandemia. O Brasil vive hoje o pior momento da crise sanitária causada pelo novo coronavírus. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação