COVID-19

Fux marca pra quarta análise no plenário da decisão de Barroso sobre CPI

No mesmo dia, Corte pode analisar a decisão do ministro Fachin que suspendeu a tramitação de processos contra o ex-presidente Lula em Curitiba

Renato Souza
postado em 10/04/2021 17:55 / atualizado em 10/04/2021 17:57

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou, para a próxima quarta-feira (14), o julgamento no plenário da decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso que determinou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, instale a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ações e omissões do governo federal durante a pandemia de covid-19. No mesmo dia, deve ser analisada a decisão do ministro Edson Fachin que suspendeu os processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A comissão ainda não foi instalada no Senado. O governo e seus aliados tentam impedir a composição do colegiado, e fazer com que parlamentares retirem as assinaturas. São necessários 27 apoios para que a CPI seja instalada, e até agora têm 32. Diante do protelamento de Pacheco, parlamentares recorreram ao Supremo.

O ministro Barroso determinou a instalação, destacando que a Constituição não prevê aval do presidente da casa para que as diligências sejam iniciadas, mas apenas os apoios necessários, delimitação de tempo de duração e assunto a ser investigado. Na quarta, o Supremo pode julgar ainda a decisão monocrática do ministro Edson Fachin que remeteu ao Distrito Federal processos contra o ex-presidente Lula por entender que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tem competência para julgar os processos. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação