CPI da Covid

Ciro Nogueira diz que votou em Omar Aziz para presidência da CPI

Parlamentar é considerado aliado do governo, mas votou junto com a oposição na composição do colegiado

Renato Souza
postado em 27/04/2021 13:24 / atualizado em 27/04/2021 13:24
 (crédito: Marcos Oliveira/Agencia Senado)
(crédito: Marcos Oliveira/Agencia Senado)

O senador Ciro Nogueira (PP) revelou ter votado no colega Omar Aziz (PSD) para presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta para investigar ações do governo em meio à pandemia de covid-19. Por conta da proximidade do parlamentar com o presidente Jair Bolsonaro, esperava-se que ele votasse em Eduardo Girão (Podemos).

A decisão de Nogueira é considerada uma traição por integrantes do Planalto, e representou a primeira derrota para o governo federal na comissão. Aziz, claro opositor do governo, que escolheu Renan Calheiros (MDB) para ser o relator do colegiado, deveria ter recebido sete votos, mas recebeu oito com a decisão de Nogueira.

Ciro Nogueira disse que votou em Aziz após ouvir a promessa de que os trabalhos serão conduzidos de maneira imparcial. “Eu votei no senhor, presidente. O senhor me pediu e eu votei no senhor, porque o senhor me disse que será um presidente imparcial”, disse Nogueira.

Ele declarou preocupações com a relatoria de Renan Calheiros, principalmente em assuntos envolvendo o estado de Alagoas, local de origem do parlamentar. Calheiros é um dos maiores críticos do governo dentro do Senado. Preocupado com a criação do grupo, o Planalto se prepara para comprar apoio de parlamentares.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação