CPI da Covid

Mandetta: "Ordem para produzir cloroquina não partiu do ministério"

Para ex-chefe da pasta da Saúde, estoque era suficiente para atender pacientes com doenças que exigiam uso do medicamento

Renato Souza
postado em 04/05/2021 13:13 / atualizado em 04/05/2021 15:12
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, nesta terça-feira (4/5), que o Ministério da Saúde, durante a gestão dele, não deu nenhuma recomendação para uso da cloroquina como "tratamento precoce" para combater a covid-19. Mandetta participa de oitiva na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura "ações e omissões do governo federal" durante a pandemia.

De acordo com Mandetta, a ordem para que o Laboratório Central do Exército produzisse cloroquina em larga escala ocorreu de maneira "alheia ao Ministério da Saúde". Ele destacou nunca ter recomendado, como ministro, a adoção do medicamento contra a doença, a não ser o uso em pacientes graves, em hospitais.

"A ordem não partiu do Ministério da Saúde. A única coisa que o ministério fez era recomendar para o uso compassivo, aos pacientes graves, em uso hospitalar. Mesmo porque é uma droga em que a margem de segurança dela é estreita. Ela tem uma série de reações adversas. A automedicação com cloroquina e outros medicamentos poderia ser muito arriscada para as pessoas", disse Mandetta.

O ex-ministro destacou ainda que a quantidade do medicamento em estoque era suficiente para o necessário na época, em pacientes com doenças como lúpus e malária, e, também, para uso hospitalar. "Não passou pelo Ministério da Saúde. Foi feita à margem do ministério. A cloroquina é recomendada, para malária, lupus, pela Fiocruz. Não havia necessidade de nova produção, pois tinha estoque suficiente, mesmo se usado em ambiente hospitalar", completou Mandetta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação