CPI da Covid

Após falas de Bolsonaro, Queiroga se reunirá com embaixador chinês

Reunião com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, também terá presença do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França

Maria Eduarda Cardim
postado em 06/05/2021 18:36
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro das Relações Exteriores, o chanceler Carlos Alberto França, vão se reunir, nesta sexta-feira (7/5), com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. O encontro acontece dois dias após o presidente Jair Bolsonaro insinuar que a China pode ter criado o novo coronavírus em laboratório como arma para uma "guerra química".

“Vamos continuar trabalhando para manter as boas relações que o Brasil tem com a China. No que tange à questão da saúde, eu e o ministro Carlos França estamos trabalhando juntos. Amanhã, nós temos uma audiência agendada com o embaixador chinês”, informou Queiroga durante depoimento dado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, nesta quinta (6).

O objetivo da conversa, segundo o ministro da Saúde, é manter boas relações e até mesmo “ampliar” o vínculo com o país, “independentemente de quaisquer fatos”. Na quarta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro declarou que a covid-19 "é um vírus novo", e que "ninguém sabe se nasceu em laboratório ou se nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado".

"Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês", disse, sem citar explicitamente a China. Mais tarde, o mandatário negou ter se referido ao país asiático e maior parceiro comercial do Brasil em discurso realizado pela manhã no Palácio do Planalto.

Questionado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) sobre a existência de algum indício de que o novo coronavírus seja produto de uma guerra química, o ministro da Saúde disse que desconhece qualquer indício de guerra química vinda da China.

Parceria "sólida"

“O que eu posso dizer para o senhor em relação à China é que a nossa relação com o embaixador da China é a melhor possível”, disse Queiroga, que aproveitou para ressaltar a relação comercial dos países. “Brasil e a China são parceiros comerciais muito sólidos, participam de um bloco econômico importante”, completou.

De acordo com o quarto ministro da Saúde do governo Bolsonaro, há diálogo com a Embaixada da China “quase que semanalmente”. As conversas, segundo Queiroga, são lideradas pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação