INVESTIGAÇÃO

Moraes desarquiva queixa-crime contra Salles por fala da "boiada"

Investigação tinha sido arquivada após parecer da Procuradoria-Geral da República, que não viu indícios de crime no caso

Renato Souza
postado em 19/05/2021 11:01
 (crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
(crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desarquivou nesta quarta-feira (19/5) uma notícia-crime apresentada contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Na ocasião, Salles foi alvo do pedido de investigação por ter dito em uma reunião presidencial que era hora de "passar a boiada".

As declarações ocorreram no dia 22 de abril do ano passado, em reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe. O encontro foi alvo de acusações do então ministro da Justiça Sergio Moro, que acusou o chefe do Executivo de tentar interferir na Polícia Federal.

No despacho que desarquiva o caso, Moraes atende pedido da Polícia Federal. A corporação, autorizada pelo magistrado, cumpre mandados de busca e apreensão e de quebra de sigilo contra Salles. As ações foram determinadas sem consulta ao procurador-geral da República, Augusto Aras, o que revela perda de credibilidade do chefe do Ministério Público junto ao Supremo. 

A notícia-crime reaberta tinha sido arquivada após parecer de Aras, que disse não entender que existia indício de crime no caso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação