PANDEMIA

Exército vai abrir apuração disciplinar contra Pazuello após ida a evento com Bolsonaro

General terá 10 dias para se explicar ao comandante da Força, que decidirá sobre eventual punição

Renato Souza
postado em 24/05/2021 17:48 / atualizado em 24/05/2021 18:00
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado )
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado )

O Exército vai abrir apuração preliminar contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. O ato vai averiguar se o general violou o Estatuto Militar e o Código de Disciplina do Exército ao participar de uma manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro, no domingo (23/5).

Ele deixou de usar máscara durante presença no evento, mesmo diante da pandemia. De acordo com as regras que regem o serviço, os integrantes das Forças Armadas não podem participar de movimentos políticos. Pazuello compareceu ao ato, subiu em um trio elétrico e discursou ao lado do presidente da República.

O evento não era oficial, mas uma manifestação em prol de Bolsonaro, e contou, inclusive, com pedidos antidemocráticos, como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Por ser general da ativa, Pazuello precisa cumprir o Código Disciplinar do Exército. A ida do ex-ministro até o evento gera mal-estar entre as Forças Armadas e o governo.

Tensão

Generais quatro estrelas chegaram a pedir a prisão do militar, em reunião do Alto Comando realizada em Brasília. No entanto, o comandante da caserna, general Paulo Sérgio, decidiu antes conversar com o ministro da Defesa, Braga Netto, para tratar do assunto.

De acordo com fontes ouvidas pelo Correio, Pazuello terá um prazo inicial para apresentar defesa, que será de 10 dias. Após isso, Paulo Sérgio toma a decisão sobre o tipo de punição, que pode ser de advertência ou prisão. 

O tempo para que o investigado apresente defesa é também uma maneira de reduzir a crise gerada e a pressão ao Exército para que aplique punição, a fim de afastar a ideia de que os integrantes da instituição estão alinhados e subservientes ao Executivo.

A participação de generais em atos políticos é rara, mas sempre vista com preocupação pela sociedade civil e dentro das Forças Armadas. A última vez que algo do tipo ocorreu foi quando o atual vice-presidente, Hamilton Mourão, chamou a força para um "levantar patriótico". Ele era responsável pelo Comando Militar do Sul, e foi transferido para a Secretaria de Finanças, onde não tinha mais uma tropa para gerir.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação