CPI da Covid

Convocação de prefeitos na CPI da Covid fica para depois

Nesta quarta-feira (26/5), senadores convocaram oito governadores e outras pessoas ligadas ao governo federal. Sessão foi marcada por discussões em torno de um acordo com o qual alguns senadores afirmaram não compactuar

SarahTeófilo
postado em 26/05/2021 16:38 / atualizado em 26/05/2021 16:39
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

A convocação de prefeitos e ex-prefeitos para prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, no Senado, ficou para depois. Os parlamentares que integram a comissão se reuniram antes do início da sessão desta quarta-feira (26/5), que apreciou convocações, inclusive de governadores, e decidiram deliberar sobre isso posteriormente. O entendimento é de que a convocação deve ser apenas em torno de grandes capitais.

Houve uma tentativa de construção de acordo por parte do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), que acabou gerando discussão durante a sessão, quando ele afirmou que houve acordo, enquanto outros senadores disseram que não. Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, e Humberto Costa, integram o chamado “G7” (fora da base governista) e disseram que não compactuam com acordo algum.

O referido acordo aconteceu para atender à demanda dos quatro senadores que estão na linha de frente do governo na CPI para chamar governadores. O próprio Aziz comentou que alguns aspectos não o agradavam, como convocar o governador do Pará, Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho (MDB-PA).

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que integra a linha de frente do governo na CPI, mas se diz independente, afirmou que não participou do acordo justamente por não concordar com a retirada de pauta da convocação de prefeitos. Além disso, ele tem requerido a convocação do ex-secretário Executivo do Consórcio Nordeste Carlos Eduardo Gabas e do governador da Bahia e ex-presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa (PT). "Não entendi (porque tiraram os prefeitos), porque estavam na lista para votar hoje”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação