CPI da Covid

Nise Yamaguchi nega participar e diz desconhecer existência de gabinete paralelo

Médica disse que se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro cerca de quatro vezes, mas nunca sozinha, e foi rebatida por senadores. Ela também afirmou que se reuniu no Ministério da Saúde inúmeras vezes

Sarah Teófilo
postado em 01/06/2021 12:17 / atualizado em 01/06/2021 15:46
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A médica Nise Yamaguchi negou, em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, nesta terça-feira (1º/6), a existência de um gabinete paralelo no governo federal durante a pandemia. O gabinete seria um assessoramento paralelo que alimentaria o presidente da República com informações negacionistas no combate à pandemia de coronavírus.

“Eu desconheço que exista e que eu faça parte. Sou uma colaboradora eventual, participo com ministros de Saúde como médica, cientista, chamada para opinar em reuniões governamentais, reuniões específicas”, afirmou. O relator Renan Calheiros (MDB-AL), por sua vez, afirmou que já está provado com depoimentos na CPI a existência de um gabinete paralelo usado pelo presidente para tomar as decisões sobre a pandemia. “Quero deixar claro que não participo de nenhum gabinete paralelo”, afirmou.

O senador, então, afirmou que já existem fortes evidências da participação do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), do deputado federal Osmar Terra, do ex-assessor especial da Presidência, Arthur Weintraub, do empresário Carlos Wizard e do médico Luciano Azevedo no referido assessoramento paralelo. “Eu reitero que eu desconheço a existência de um gabinete paralelo. Eu nem tenho como enunciar pessoas que participam, porque eu não entendo onde o senhor deseja chegar, porque eu só participo como consultora individual”, disse.

Nise afirmou que nunca se reuniu sozinha com o presidente, e que deve ter se encontrado com ele cerca de quatro vezes. Ela foi rebatida pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que disse que, no ano passado, a médica afirmou que conversava com o presidente frequentemente, ao falar sobre o período em que estava sendo cotada para ministra da Saúde. Em vídeo, em julho do ano passado, ela afirmou: "Ele (Bolsonaro) não precisa me sondar, ele já me conhece, a gente conversa direto".

A médica nego ter participado de reunião com a presença de Caros Bolsonaro. "Não que eu soubesse", disse, afirmando que algumas reuniões havia muita gente. Ela confirmou já ter participado de reunião com Arthur Weintraub. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Nise Yamaguchi em depoimento à CPI da Covid
    Nise Yamaguchi em depoimento à CPI da Covid Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
  • Nise Yamaguchi  em depoimento à CPI da Covid
    Nise Yamaguchi em depoimento à CPI da Covid Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação