CPI da Covid

Presidente da CPI antecipa depoimento de governador do Amazonas

Wilson Lima foi convocado e agenda da comissão previa ouvi-lo no dia 29 de junho, mas Omar Aziz anunciou antecipação após operação da PF

Sarah Teófilo
postado em 02/06/2021 12:40
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), alterou a agenda de depoimento, antecipando a oitiva do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para a próxima semana, no dia 10. Na data, seria ouvido Marcos Arnoud, conhecido como Markinhos Show, ex-assessor especial do Ministério da Saúde que deixou a pasta após a saída do general Eduardo Pazuello.

Lima prestaria depoimento no dia 29 de junho mas, ao início da sessão na CPI desta terça-feira (2/6), o senador da base governista Marcos Rogério (DEM-RO) pediu para que a oitiva fosse antecipada, em razão da operação deflagrada hoje pela Polícia Federal contra o governador. Aziz, então, anunciou mais tarde a mudança da agenda.

A PF realiza, nesta terça, a Operação Sangria, apurando desvio de recursos públicos para ações de enfrentamento à covid-19 no Amazonas, atingindo a alta cúpula do governo. Foi cumprida busca e apreensão na residência do governador, e há um mandado de prisão contra o secretário de Saúde do estado, Marcellus Campêlo. O depoimento dele ainda está previsto para o dia 15.

Segundo as investigações, "há indícios de que funcionários do alto escalão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas realizaram contratação fraudulenta para favorecer grupo de empresários locais, sob orientação da cúpula do governo do estado, de um hospital de campanha".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação