DEFESA DA CIÊNCIA

Rejeitada por Bolsonaro, Luana Araújo mantém blog a favor da ciência

Em posts no site criado por ela, a infectologista afirma que o uso de cloroquina, medicação defendida pelo presidente Bolsonaro, pode levar à morte

Talita de Souza
postado em 02/06/2021 22:11 / atualizado em 02/06/2021 22:12
 (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

"Este blog se utiliza das fontes científicas mais atualizadas e seguras para que você nunca mais se perca em fake news." É assim que a mestre em saúde pública e infectologista Luana Araújo encerra o texto de apresentação do site que criou, no início da pandemia de covid-19, para compartilhar informações sobre doenças infecciosas e tratamentos, inclusive sobre a covid-19, o Des-Infectando! - Infectologia sem mistérios.

O conteúdo do blog revela que Luana, que teve o nome rejeitado após ser indicada para se tornar secretária extraordinária de Enfrentamento à covid-19 do Ministério da Saúde, apresenta um posicionamento diferente ao da Presidência da República. Em um post criado há um ano, Luana é enfática ao rebater o uso da cloroquina no tratamento da covid-19, medicação defendida fortemente pelo presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido).

“O uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina não mostra resultado positivo e ainda pode levar pacientes a óbito”, escreve em letras maiúsculas em um dos trechos do texto. A divergência sobre o uso da medicação foi um dos motivos pelos quais o ex-ministro da Saúde Nelson Teich deixou a pasta em 15 de maio de 2020.

Em outro artigo divulgado há seis meses, a médica afirma que todos estão exaustos pelo combate à covid-19 e que as medidas restritivas de controle de transmissão são “as únicas eficazes nessa luta”. Há também postagens em que a médica destrincha as origens e eficácias das vacinas.

Mesmo com posicionamento claramente contrário ao de Bolsonaro, a infectologista afirmou, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 nesta quarta-feira (2/6), que não sabe se a defesa à ciência foi motivo para ser dispensada do cargo de secretária. “Se o veto ao meu nome foi em função da posição crítica, técnica, a mim só me resta lamentar. Eu não sei se foi isso, mas se foi considero isso trágico”, declarou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação