Esquema das vacinas

Saúde dispensa tenente-coronel que teria participado de reunião sobre propina

Marcelo Blanco atuou no cargo de diretor substituto do Departamento de Logística da pasta, mas foi dispensado nesta quarta-feira (30/6). CPI da Covid suspeita que ele participou de reunião na qual o ex-diretor de Logística, Roberto Dias, teria pedido propina de US$ 1 por vacina

Sarah Teófilo
Maria Eduarda Cardim
postado em 30/06/2021 16:47 / atualizado em 30/06/2021 19:44
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Ministério da Saúde dispensou da função de substituto eventual do diretor do Departamento de Logística (DLOG) da pasta o tenente-coronel Marcelo Blanco, conforme publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (30/6). A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 suspeita que Blanco tenha participado de uma reunião na qual foi solicitada propina de US$ 1 por dose de imunizante a um vendedor de vacina. O caso foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo.

A denúncia foi feita pelo empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se apresenta como representante da empresa Davati Medical Supply. Ele relatou que o pedido de propina ocorreu quando ele ofereceu ao ministério 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca. O pedido de propina, segundo ele, partiu do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, no dia 25 de fevereiro. Dias foi exonerado na última terça-feira (29) após publicação da reportagem.

À Folha, Dominguetti disse que também estava no referido encontro um militar do Exército e um empresário. Blanco atuou como assessor do departamento na gestão de Dias e o Ministério da Saúde afirmou que o militar não está na pasta desde janeiro, quando foi publicada a sua exoneração como assessor do DLOG. Só agora, entretanto, que a dispensa de Blanco da função de diretor substituto saiu no DOU.

Blanco foi convocado nesta quarta-feira pela CPI para prestar depoimento, que ainda deverá ser marcado. No requerimento, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) justificou que o seu comparecimento é necessário para que seja possível esclarecer as informações que constam na reportagem divulgada.

“Faz-se necessária a convocação do Sr. Marcelo Blanco, que lhe assessorava no DLOG e teria participado igualmente de referidas tratativas ilícitas”, pontuou o pedido.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação