CPI DA COVID

Advogada deixa defesa de ex-diretor da Saúde acusado de pedir propina

Maria Jamile acompanhou Roberto Dias no depoimento à CPI da Covid. Na ocasião, ele recebeu voz de prisão por falso testemunho

Agência Estado
postado em 12/07/2021 21:44
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
A advogada Maria Jamile José deixou a defesa do ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, nesta segunda-feira, 12. Segundo ela, a saída se deu por "razões de ordem profissional" e em "comum acordo com o cliente".
Maria Jamile acompanhou Roberto Dias no depoimento à CPI da Covid, na última quarta-feira, 7. Na ocasião, ele recebeu voz de prisão do presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM) por falso testemunho.
A advogada acompanhou todo o procedimento burocrático na polícia legislativa, que durou cerca de seis horas, e providenciou os trâmites para que o ex-diretor fosse liberado após pagamento da fiança estipulada em R$ 1.100.
Diante dos policiais do Senado, Dias poderia reparar pontos do depoimento prestado aos senadores. Contudo, ele sustentou ter dito apenas a verdade e não mudou nenhum aspecto de sua versão.
Após a prisão, a advogada classificou o episódio como ilegal e abusivo. "Sua prisão, por inexistente flagrante de igualmente inexistente crime de falso testemunho, representa triste marco na história democrática de nosso país. A prisão foi ilegal, vez que decretada em razão de mera divergência de versões, sem que se comprovasse qualquer falsidade; e abusiva, pois imposta com o claro intuito de constranger", disse, época.
No documento enviado à polícia do Senado, Omar Aziz pontuou que "foram verificadas diversas contradições" e que "o depoente optou conscientemente por não se retratar a respeito de qualquer termo de seu depoimento".
Entre as versões contraditórias apontadas por Aziz, o fato dele Dias ter dito desconhecer que os seus superiores tentaram exonerá-lo, a declaração de que não sabia quem viabilizou sua permanência na função e a versão de que não marcou encontro com o policial militar Luiz Paulo Dominguetti. Segundo o ex-diretor a reunião, em 25 de fevereiro, ocorreu por acaso.
Mensagens trocadas pelo policial com interlocutores davam conta de que o encontro ocorreria. Apresentado como representante da Davati, empresa que buscava fazer negócios com o ministério, Dominguetti afirmou, em depoimento à CPI, que, durante um jantar com Dias em Brasília, o então diretor pediu US$ 1 de propina sobre cada uma das 400 milhões de doses que a Davati queria vender ao governo.
Roberto Dias também é alvo de uma denúncia feita pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) e pelo irmão dele, o servidor do ministério Luis Ricardo Miranda. Ambos afirmam que o então diretor foi um dos que pressionaram o funcionário para que liberasse a importação da vacina indiana Covaxin mesmo com inconsistências no processo. Procurado, Roberto Dias não se manifestou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.