CENTRÃO

Bolsonaro: 'Quem colocou o Ciro aqui? Eu? Sou réu no STF, sabia?"

Presidente defendeu a ida do senador Ciro Nogueira, alvo de três inquéritos no Supremo, à Casa Civil. O chefe do Executivo disse que, se tivesse de romper com políticos que são réus ou investigados, "perderia metade do parlamento"

Ingrid Soares
postado em 26/07/2021 19:41
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro tem usado um amplo repertório de desculpas para justificar a maior proximidade com o Centrão. Nesta segunda-feira (26/07), Bolsonaro comentou sobre os inquéritos que o senador Ciro Nogueira (PP-PI), anunciado como futuro chefe da Casa Civil, responde na Justiça.

Nogueira é investigado em três inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Em dois deles, o Ministério Público Federal já ofereceu denúncia, mas ainda não foram aceitas pela Corte. As investigações correm no âmbito da Lava-Jato, e ele é acusado de receber e pagar propina. Em entrevista à Rádio Arapuan, o chefe do Executivo relatou que, caso cortasse relação com deputados e senadores que respondem a inquéritos, "perderia metade do parlamento". Ele usou um exemplo pessoal para sustentar o argumento. 

"Se eu afastar do meu convívio parlamentares que são réus ou têm inquéritos, eu perco quase metade do parlamento. Quem colocou o Ciro aqui? Eu? Eu sou réu no STF, sabia disso?  Aquele caso da Maria do Rosário (deputada federal pelo PT-RS). Então não deveria estar aqui também. Acho que todos nós, só somos culpados depois da sentença ser apresentada em julgado. Então se o Ciro, ou qualquer outro ministro meu for julgado e condenado, obviamente se afasta do governo. Mas, no momento, é o que eu tenho para trabalhar em Brasília", alegou.

Também durante a entrevista, Bolsonaro disse que, caso não obtenha o apoio do Centrão, não conseguirá aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende enviar ao Congresso para reajuste do Bolsa Família. 

No último dia 23, em aceno ao próprio eleitorado, o presidente justificou que a aproximação com o bloco é necessária por conta da "governabilidade". Ele destacou ainda que é "obrigado" a formar a coalizão e que, "com apenas 150 deputados, não iria a lugar nenhum".

Bolsonaro deverá se reunir com o parlamentar nesta terça-feira para acertar os últimos detalhes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação