CPI DA COVID

Mayra Pinheiro pede indenização de R$ 100 mil a presidente da CPI, Omar Aziz

Conhecida como 'Capitã Cloroquina', secretária da Saúde protocolou o pedido no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios por danos morais

Sarah Teófilo
postado em 27/07/2021 18:04
 (crédito: Leopoldo Silva)
(crédito: Leopoldo Silva)

A secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como "Capitã Cloroquina", protocolou no Tribunal de Justiça do Distrito Federal na última segunda-feira (26/7) um pedido de indenização de R$ 100 mil por danos morais contra o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, Omar Aziz (PSD-AM).

O pedido é, segundo a advogada Rafaela Pinheiro Barbosa, motivado pelo fato de Aziz ter se referido à secretária de uma forma depreciativa em entrevistas, chamando-a de desqualificada e pedindo a sua demissão do Ministério da Saúde. O pedido também se refere ao fato de ter ocorrido vazamento do e-mail de Mayra Pinheiro, que teve o sigilo quebrado após determinação da CPI.

Na semana passada, foi divulgado um vídeo, que estava no e-mail da 'Capitã Cloroquina', no qual ela conversa com um colega e pede o envio de perguntas durante a oitiva na CPI para que ela as repassasse a um grupo de senadores que, segundo ela, 'jogavam' do seu lado.

“A gente tem um grupo que nos apoia, que reconhece o nosso trabalho, e esse grupo precisa fazer perguntas, no direito que eles têm de interrogarem o depoente, que nos ajudem no nosso discurso. Então, que perguntas eu posso dar para esses senadores fazerem a mim, entendeu? Eles chutam para eu fazer o gol”, diz ela, no vídeo. O presidente Omar Aziz chamou a ação de ilegal.

No pedido, a defesa de Mayra também solicita que a Polícia Federal apure o vazamento dos e-mails e de dados. O Supremo Tribunal Federal (STF) foi acionado sobre a questão, e o ministro Ricardo Lewandowski deu cinco dias para que Aziz se manifeste.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação