INVESTIGAÇÃO

Na PF, Luis Miranda disse que Pazuello relatou pressão de Arthur Lira

De acordo com o parlamentar, o então ministro da Saúde foi ameaçado de demissão por não liberar verbas para determinados municípios

Sarah Teófilo
Renato Souza
postado em 03/08/2021 17:36 / atualizado em 03/08/2021 22:19
 (crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)
(crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)

 O deputado Luis Miranda (DEM-DF) relatou à Polícia Federal que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse ter sofrido pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para liberação de recursos. De acordo com o depoimento, Lira teria afirmado que poderia retirar o militar da cadeira de ministro. Miranda sustentou ter avisado a Pazuello que estava "tendo sacanagem" no Ministério da Saúde, e que ele precisava cuidar disso.

O vídeo do depoimento foi revelado pelo Globo, e obtido pelo Correio. Segundo Luis Miranda à PF, ele teve uma conversa com o ex-ministro da Saúde um dia depois de ter se reunido com o presidente Jair Bolsonaro. Ele e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, disseram ter informado ao presidente na ocasião sobre suspeitas em relação à importação da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, então representado no Brasil pela Precisa Medicamentos.

“Falei pra ele: ‘Pazuello, tá tendo sacanagem no teu ministério, porra. Tu tem que agir, meu irmão. Aí ele falou: ‘sacanagem tem desde que eu entrei, porra’. com o jeitão carioca dele. Aí eu falei assim: ‘inclusive, ontem, eu fui no presidente, cara, entreguei para ele um negócio tão absurdo, se tiver acontecendo de verdade é um absurdo, você precisa cuidar disso. Aí o Pazuello olha pra mim e diz assim: ‘Deputado, posso te falar a verdade? Eu em seis horas andando de helicóptero com ele, consegui 10 minutos de atenção dele. Eu não consigo falar com ele’”.

Segundo Miranda, Pazuello continuou: “‘Eu tenho coisas pra resolver com ele, porra. No final do ano eu levei uma pressão tão grande que eu não sei exatamente como resolver. Uma pressão de um cara que…’ Falei: ‘Que cara?’ E ele: ‘porra, o Arthur Lira, porra, o Lira botou um dedo na minha cara e falou assim: ‘Eu vou te tirar dessa cadeira’, porque eu não quis liberar a grana pra listinha que ele me deu, dos municípios, dos lugares que ele queria que recebesse. ele botou o dedo na minha cara’.

Miranda, então, disse que perguntou se o presidente sabia disso, ao que Pazuello teria respondido que sim: “‘Claro que o presidente sabe. Falei pro presidente’. Aí eu olho pro Pazuello: ‘Pazuello, ce não tem noção do que tá falando pra mim, cara’”. Segundo o deputado, o ex-ministro teria dito, então, que não dura uma semana. “Eles vão me tirar”, teria dito o ministro.

Conforme o parlamentar, ele então perguntou se era esse o desabafo que Pazuello fez do ‘pixulé’, ao que Pazuello teria dito que sim. Falas de Pazuello publicamente sobre pixulé (que seriam recursos indevidos), entretanto, foram depois, no seu discurso de saída, depois dessa data.

Em nota, o presidente da Câmara afirmou que “as declarações dadas pelo deputado Luís Miranda devem ser respondidas pelo ex-ministro Eduardo Pazuello”. “Sobre as demais informações propagadas, o deputado deverá responder no foro adequado, que é o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados”, pontuou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação