Voto impresso

Lira diz que Bolsonaro garantiu respeitar decisão sobre voto impresso

Presidente da Câmara afirmou que chefe do Executivo se comprometeu a respeitar o resultado da votação da PEC pelo Plenário da Casa

Jorge Vasconcellos
postado em 09/08/2021 12:51
 (crédito: Cleia Viana/Camara dos Deputados)
(crédito: Cleia Viana/Camara dos Deputados)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse, nesta segunda-feira (9/8), que conversou com o presidente Jair Bolsonaro sobre o destino da PEC do voto impresso. O parlamentar afirmou ter falado sobre a decisão de levar a proposta para votação no Plenário e que recebeu do chefe do governo a garantia de que ele respeitará a decisão dos deputados.

“Sobre o resultado do plenário, nossa expectativa é de que os Poderes acatem com naturalidade e respeitem”, pontuou Lira, durante entrevista à rádio CBN. “O presidente Bolsonaro me garantiu que respeitaria o resultado”, acrescentou. Segundo ele, a PEC deve ser votada ainda nesta semana, na terça-feira (10) ou na quarta (11), e a expectativa é de derrota da proposta, que é defendida por Bolsonaro.

“Temos uma média de 15 ou 16 partidos contrários ao voto impresso. Acho que as chances de aprovação podem ser poucas”, declarou o presidente da Câmara.

Na última sexta-feira (6), Lira anunciou que levaria a PEC ao Plenário da Casa, mesmo depois de a proposta ter sido rejeitada, na véspera, pela comissão especial encarregada de emitir um parecer sobre o assunto.

O deputado disse que a decisão de levar a PEC ao Plenário busca pacificar as eleições de 2022, após Bolsonaro afirmar que o pleito não acontecerá caso o Congresso não aprove o voto impresso. Além disso, o presidente também reforçou os ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que defendem a segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral brasileiro.

Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), para a mudança ser aprovada, é preciso o apoio de 308 dos 513 deputados em dois turnos de votação e, posteriormente, também em duas rodadas, os votos de 49 dos 81 senadores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação