CPI da Covid

Dono da Precisa se recusa a responder perguntas e irrita CPI da Covid

Francisco Maximiano não se comprometeu a falar a verdade e ficou em silêncio durante boa parte do depoimento desta quinta-feira (19/8)

Augusto Fernandes
postado em 19/08/2021 14:41
 (crédito:  Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Sócio-proprietário da Precisa Medicamentos, empresa que negociou com o Ministério da Saúde a venda de 20 milhões de doses da vacina indiana Covaxin pelo valor de R$ 1,6 bilhão, Francisco Maximiano prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, nesta quinta-feira (19/8), e decidiu ficar em silêncio durante a maioria dos questionamentos feitos pelos senadores do colegiado.

Maximiano conseguiu um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), expedido pela ministra Rosa Weber, que lhe deu o direito de não responder a questionamentos que pudessem incriminá-lo. Contudo, ele ficou em silêncio também diante de perguntas que não tinham relação com a negociação da Covaxin.

Além disso, Maximiano se recusou a firmar o compromisso de falar a verdade e abriu mão dos 15 minutos que são concedidos aos depoentes logo no início da sessão para que possam fazer a defesa.

A postura do dono da Precisa revoltou os parlamentares da CPI. Houve um pedido para que o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), suspendesse a sessão para que o colegiado consultasse o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, sobre qual deve ser o limite para o silêncio do depoente.

"Silêncio dos inocentes"

Contudo, alguns senadores recomendaram que o depoimento não fosse interrompido e disseram a Aziz que prendesse Maximiano caso ele extrapolasse o direito de não responder a determinadas questões. “Siga as perguntas. Se Vossa Excelência ou se algum senador entender que ele está criando um obstáculo efetivo, avise e parta para aquilo que a gente já fez na CPI”, disse o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) acrescentou que o silêncio de Maximiano confirma as suspeitas que pairam sobre ele e sobre a Precisa. “Não há silêncio dos inocentes aqui. Consequentemente, quando o depoente ora aceita responder ora não, está dizendo, ele está dando a resposta para nós. Quando ele se reserva ao direito de ficar em silêncio, de duas uma: ou ele sabe que, se falar, vai ter que mentir ou vai ter que se autoincriminar. Então, nós já temos as respostas.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação