PANDEMIA

Bolsonaro minimiza pandemia e quer fim da obrigatoriedade de máscaras

Presidente também afirmou que não vai obrigar população a se vacinar e disse que a covid-19 veio para ficar

Luana Patriolino
postado em 24/08/2021 16:25
 (crédito: EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que o Ministério da Saúde avalia retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais no país. O mandatário disse que o vírus da covid-19 veio para ficar e que também não irá obrigar 'ninguém a se vacinar'. A medida é contrária ao alerta de especialistas, que apontam um grande risco de uma terceira onda de infecções pelo novo coronavírus.

A declaração foi dada nesta terça-feira (24/8), em entrevista à rádio Farol, de Alagoas. “Estamos na iminência de, via Ministério da Saúde, não mais sugerir o uso de máscara, que passe a ser opcional. Agora, as vacinas foram uma realidade. Nenhum governador comprou uma dose sequer. Todas as doses foram compradas pelo governo federal”, disse.

Há 5 dias, Bolsonaro voltou a afirmar que a pandemia "está chegando ao fim". O Brasil se aproxima de 575 mil mortes pela covid-19, e totaliza mais de 20,5 milhões de casos confirmados desde março do ano passado. “Esperamos, até o final de novembro, todos os voluntários. Para nós, a vacinação é para quem for voluntário, da nossa parte, não obrigaremos ninguém a tomar vacina”, disse, minimizando a pandemia.

Durante a entrevista,  mandatário também afirmou que metade da população brasileira foi vacinada. No entanto, os dados oficiais mostram que, até o momento, apenas 26,2% dos adultos foram imunizados contra a doença — o que representa 55 milhões de pessoas.

Ataque aos governadores

Enquanto os governadores do país tentam diálogo com o presidente da República, Jair Bolsonaro atacou os protocolos sanitários adotados pelos representantes dos estados em enfrentamento à pandemia e no gerenciamento da economia. Integrantes do Palácio do Planalto não acreditam que a reunião com os governadores possa acontecer.

Bolsonaro responsabilizou os governadores pelo aumento do desemprego, devido às medidas de restrição de circulação de pessoas durante a pandemia. “A partir de março do ano passado, praticamente todos os governadores do Brasil lançaram a campanha do ‘Fique em Casa e a economia a gente vê depois’. E o depois veio, aquilo que eu considero um abuso, que foram as medidas de lockdown, confinamento, toque de recolher”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação