INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Vereador de BH propaga racismo religioso ao atacar Lula nas redes sociais

'Lula busca as forças ocultas africanas', disse Ciro Pereira no Instagram; ex-presidente se reuniu com Movimentos Sociais e Culturais em Fortaleza, no sábado

Estado de Minas
postado em 24/08/2021 17:34
 (crédito:  Redes sociais/Reprodução)
(crédito: Redes sociais/Reprodução)

O vereador de Belo Horizonte Ciro Pereira (PTB) publicou, nesta terça-feira (24/08), nas redes sociais, um post que propaga racismo religioso.

''Engana-se quem pensa que não existe uma guerra espiritual acontecendo. Lula busca as forças ocultas africanas, foi ungido e benzido por várias entidades. Para ele vale tudo, sede de poder. A guerra começou e eu luto pela minha família e pelo futuro da minha pátria'', disse Pereira em sua conta no Instagram.

Acompanhada da mensagem, o parlamentar publicou uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um encontro com Movimentos Sociais e Culturais em Fortaleza (CE) no último sábado.

A fala preconceituosa logo repercutiu na Câmara Municipal. ''Racismo religioso é o que a gente vê dos bolsonaristas na Câmara. O vereador Ciro declarou guerra às religiões de matriz africana. Grotesco'', disse a vereadora Iza Lourença (Psol).

''Todo repúdio ao ódio deles contra o nosso povo. Viva as culturas de matriz africana! Racistas não passarão'', continuou a parlamentar.

A vereadora Macaé Evaristo (PT) também usou as redes sociais para repudiar a fala do colega de Legislativo. ''Basta de racismo religioso. Ser abençoado por pastor pode e por mãe de santo não pode, Ciro? Defendo a laicidade do estado. Religião cada um tem a sua e a gente respeita,'' disse.

O crime de racismo, previsto na Lei 7.716/1989, implica os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação