INVESTIGAÇÃO

Sérgio Reis e empresário prestaram depoimento à PF nesta quarta-feira

Cantor e presidente da Aprosoja viraram alvo de investigação após vídeos e áudios viralizarem nas redes sociais. Eles teriam incitado a população a praticar atos violentos no feriado de 7 de Setembro

Luana Patriolino
postado em 25/08/2021 23:52 / atualizado em 25/08/2021 23:52
 (crédito: Instagram/ reprodução )
(crédito: Instagram/ reprodução )

O cantor e ex-deputado Sérgio Reis e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Antonio Gilvan, prestaram depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira (25/8). A investigação apura supostas ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF), após vídeos e áudios viralizarem nas redes sociais.

Ambos foram ouvidos por videoconferência. No entanto, o empresário Gilvan chegou a se deslocar até Brasília, pois queria depor presencialmente. A solicitação não foi atendida por conta das medidas sanitárias relacionadas à pandemia de covid-19.

Em um vídeo compartilhado na internet, Antonio Gilvan convoca caminhoneiros a Brasília, e fala em depor os magistrados da mais alta corte do país. Ele foi ouvido por cerca de duas horas. Sérgio Reis prestou depoimento pela manhã. O cantor virou alvo da investigação após divulgar um polêmico vídeo em que aparece convocando caminhoneiros para realizarem paralisações em todo o Brasil para pressionar o Supremo, dias antes do feriado de 7 de Setembro.

Ataques

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou mandados de busca e apreensão, atendendo a um pedido da subprocuradora Lindôra Araújo, da Procuradoria-Geral da República (PGR), na semana passada. Políticos, cantores, blogueiros e empresários estiveram na mira da Polícia Federal.

A corporação fez uma busca na casa do cantor Sérgio Reis na mesma operação em que foram cumpridos os mandados de busca no gabinete e na casa do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ). Os dois fazem parte de um grupo de dez pessoas investigadas por declarações antidemocráticas. Todos devem cumprir uma ordem de restrição e permanecer afastados da Praça dos Três Poderes em um raio mínimo de 1 km. A única exceção é no caso do deputado Otoni de Paula para atividades ligadas ao mandato.

Postagens e vídeos publicados nas redes sociais nos últimos dias demonstram que os alvos da operação incitam a população para praticar atos criminosos e violentos às vésperas do feriado de 7 de Setembro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação