"chope da propina"

CPI passa José Ricardo Santana de testemunha a investigado

Decisão foi tomada por causa das várias respostas evasivas de José Ricardo Santana. Em vários momentos, ele disse ao senadores que não se lembrava dos fatos

Tainá Andrade
postado em 26/08/2021 14:44
 (crédito: Jefferson Rudy/ Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/ Agência Senado)

A CPI da Covid ouviu nessa quinta-feira (26/8) mais uma importante peça do seu quebra-cabeça. O depoente José Ricardo Santana, ex-secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela regulação econômica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que teve seu sigilo quebrado pela comissão, foi questionado a respeito da participação em diversos encontros informais e trocas de mensagens com investigados pela CPI, entre eles Francisco Maximiano e José Roberto Dias.

As respostas de Santana, em grande maioria, foram o silêncio, o que resultou na comissão decidir passá-lo de testemunha a investigado. José Ricardo está envolvido no episódio do pedido de propina da oferta de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca pela empresa americana Davati, mesmo com a exoneração do seu cargo no órgão regulador.

Além disso, há comprovação de que o empresário foi à Índia para tratar da negociação da venda das vacinas Covaxin. Ao ser indagado sobre a segunda acusação, o empresário preferiu permanecer em silêncio, repetindo "com todo respeito e por orientação do meu advogado vou permanecer em silêncio."

Nessa quinta-feira era prevista a presença do ex-secretário de saúde do DF, Francisco de Araújo. Mas por um pedido, às pressas do vice-presidente Randolfe Rodrigues (REDE-PE), houve a substituição por José Ricardo Santana, citado no depoimento de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde.

De acordo com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), a justificativa para trazerem o empresário ao inquérito é de que Santana também teria ligação direta com Francisco Emerson Maximiano, seus sócios e empresas — entre elas, a Precisa Medicamentos – descoberta por meio de outros depoimentos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação