JUDICIÁRIO

Justiça proíbe nomeação de Fernando Cury em conselho de São Paulo

Deputado está afastado do mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por importunação sexual da parlamentar Isa Penna (Psol)

Talita de Souza
postado em 27/08/2021 23:37 / atualizado em 27/08/2021 23:38
 (crédito: Carol Jacob/Alesp)
(crédito: Carol Jacob/Alesp)

Doze dias após ser eleito para novo cargo no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) paulista, o deputado estadual Fernando Cury foi impedido de ocupar a cadeira de membro no órgão.

A decisão foi proferida nesta sexta-feira (27/8) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que determinou que o estado barre a nomeação do parlamentar que está afastado do mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por importunação sexual.

Cury foi flagrado apalpando a deputada Isa Penna (PSol) durante uma sessão na casa em dezembro de 2020. Em abril deste ano, os parlamentares da Alesp foram unânimes na decisão de afastá-lo por seis meses do cargo como penalidade pelo assédio cometido.

Nas redes sociais, Isa comemorou a proibição de Cury em assumir o cargo no Condeca. “Esse é o recado que a justiça tem que dar: assédio é crime!”.

O agressor também pode enfrentar uma ação no Ministério Público de São Paulo movida também pela deputada Isa Penna. No entanto, a Justiça do estado não teve êxito em encontrar o parlamentar no endereço fornecido por ele, para notificá-lo da denúncia. Sem a notificação, o processo sofre atraso. Mesmo com o ‘sumiço’, o parlamentar leva uma vida normal nas redes sociais. Caso seja condenado pelo crime, Cury perderia o mandato na Assembleia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação