CÓDIGO ELEITORAL

Bolsonaro critica quarentena eleitoral para policiais e militares

Presidente promete vetar proposta caso Senado aprove texto que passou na Câmara propondo que juízes, procuradores e profissionais de segurança pública se afastem das suas funções quatro anos antes para concorrer a cargos eletivos

Augusto Fernandes
postado em 16/09/2021 20:38 / atualizado em 16/09/2021 22:13
 (crédito: Isaac Nóbrega/PR)
(crédito: Isaac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro criticou a proposta aprovada pela Câmara que estabelece um período de quarentena para que policiais, integrantes das Forças Armadas, guardas municipais, juízes e procuradores possam concorrer em eleições.

Essa norma foi incluída pelos deputados ao projeto de lei que institui um novo código eleitoral, na quarta-feira (15/9). Segundo a proposta, essas categorias teriam de se afastar dos cargos quatro anos antes das eleições para poder disputar o pleito. O texto ainda será votado pelo Senado. Se aprovado, entra em vigor a partir de 2026.

Ao reclamar da quarentena, em live nas redes sociais na noite desta quinta-feira (16/9), Bolsonaro citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "O cara sai da cadeia e já pode vir candidato a Presidente da República. E você, militar da ativa, não pode ser candidato a vereador. Isso não tem cabimento", ponderou.

Bolsonaro pediu que os senadores não aceitem a proposta. "É um absurdo isso aqui. Espero que o Senado não aprove. Querem alijar militares de maneira geral da política? Não tem cabimento. Obviamente, se passar no Senado, acho que não passa, a gente veta. E a última palavra volta para o Congresso Nacional, se derruba ou mantém o veto. Não tem cabimento."

O presidente ainda classificou a medida como "retrocesso" e "perseguição com as classes militares". "Será que é para mim? Só de policiais militares e bombeiros militares temos em torno de 1 milhão no Brasil. Vai tirar esse pessoal da política?", questionou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Presidente Jair Bolsonaro em live
    Presidente Jair Bolsonaro em live Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
    Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: Isaac Nóbrega/PR
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação