Bolsonarismo

PMs estão ajudando bolsonaristas acampados no Parque da Cidade

Em um vídeo publicado no Instagram, um apoiador do governo registra a presença de policiais militares fardados no acampamento

Luana Patriolino
postado em 18/09/2021 06:00 / atualizado em 18/09/2021 19:48
 Além das barracas irregulares, bolsonaristas estenderam faixas com ataques ao Supremo -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
Além das barracas irregulares, bolsonaristas estenderam faixas com ataques ao Supremo - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Acampados no Parque da Cidade para demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro, manifestantes estão recebendo ajuda de policiais militares. Vídeos publicados nas redes sociais de bolsonaristas filmam o cotidiano do alojamento e afirmam que PMs à paisana estão auxiliando a permanência dos apoiadores do governo. O Correio esteve no local, na noite da última quinta-feira, e flagrou cerca de 20 barracas montadas no estacionamento 3. De acordo com a administração do local, eles não têm permissão para ficar lá.

Em um vídeo publicado no Instagram, um apoiador do governo registra a presença de policiais militares fardados no acampamento. No entanto, o bolsonarista ressalta que os PMs estão no local para apoiar o movimento. “A gente está recebendo a visita da Polícia Militar. Mas eles querem fazer o quê? Eles querem nos desmobilizar daqui? Negativo. Vieram prestar apoio. Inclusive, a Polícia Militar do Distrito Federal é que está fazendo intermédio (sic) em relação à nossa permanência aqui”, diz um homem identificado nas redes como Perci Wild.

Em outro material publicado pelo bolsonarista, ele agradece o recebimento de uma bicicleta enviada por um policial militar do DF. “Obrigado, Vespaziano. Eu meio que duvidei, mas o cara tem honra para caramba. Vespaziano é um PM aqui do DF. Ele é meu seguidor e estava acompanhando a live e falou ‘vou te levar uma bike aí no acampamento’”. Em seguida, ele marca a rede social do policial nos comentários do post e agradece mais uma vez.

O administrador do Parque da Cidade afirmou que o grupo não tem permissão para permanecer ali. “Existe uma lei que proíbe acampamento em todos os Parques. No que eu saiba, acampamento é só na área do camping”, disse Silvestre Rodrigues da Silva, que acrescentou estar negociando a desocupação da área — mas não deu prazo para que isso aconteça. Procurada, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) pontou que a preocupação é fazer a segurança do local. Leia a nota na íntegra no final deste texto.

Manifestantes pró-governo voltaram a acampar em Brasília após serem removidos da Esplanada dos Ministérios, a pedido do Governo do Distrito Federal, na semana passada. Pelo Parque da Cidade estão espalhadas bandeiras do Brasil, de Israel e até mesmo imagens de Bolsonaro. Faixas e cartazes também foram colocados no acampamento. As mensagens pedem a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a “criminalização do comunismo”. Algumas delas estão escritas em inglês, italiano e espanhol. Os bolsonaristas improvisaram uma cozinha e montaram um esquema de iluminação.

Posicionamento da PM:

Em todo agrupamento social em Brasília, a Polícia Militar faz rondas para a segurança dos participantes e comunidade das cercanias. Recentemente, houve policiamento no acampamento indígena instalado na Esplanada e no Eixo Monumental. Onde for necessário, a PMDF estará presente para garantir a segurança.
A Polícia Militar, quanto instituição, não doa objetos a acampados. Se houve alguma doação, pode ter sido uma decisão individual. A PM salienta que a doação da bicicleta a uma criança é um gesto humanitário.
Quanto à permanência dos manifestantes ações devem ser adotadas e planejadas e a PMDF está em condições de apoiar os órgão responsáveis

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação