Reforma eleitoral

Senado aprova mudança na data da posse presidencial para 5 de janeiro

A posse dos governadores será no dia 6. Alterações passam a valer a partir de 2027

Pedro Grigori
postado em 23/09/2021 01:16 / atualizado em 23/09/2021 01:22
 (crédito: Evaristo Sá/AFP - 1/1/19
)
(crédito: Evaristo Sá/AFP - 1/1/19 )

A partir de 2027, o presidente e governadores serão empossados, respectivamente, nos dias 5 e 6 de janeiro. O Senado aprovou, em dois turnos, o texto-base da reforma eleitoral, na tarde desta quarta-feira (22/9), e manteve a mudança na data das posses propostas pela Câmara dos Deputados. 

Atualmente, as posses são sempre no primeiro dia de janeiro. Por 66 votos a 3, o Plenário decidiu avançar com a tramitação da PEC 28/21. Durante a votação, foi rejeitado o dispositivo que previa a volta das coligações em eleições proporcionais.

Agora, os senadores passarão a analisar os destaques, que pedem mudanças na redação da proposta. Após a apreciação dos parlamentares, o texto segue para promulgação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação