EDUCAÇÃO

Bolsistas poderão ter acesso à Lei de Cotas em universidades e escolas técnicas

Proposta foi aprovada nesta quinta-feira (23/9) na Comissão de Educação do Senado e vai para análise da Câmara Federal

Cristiane Noberto
postado em 23/09/2021 17:52
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Alunos com bolsa integral em escolas beneficentes de assistência social poderão ser beneficiados pela Lei de Cotas nas universidades e em escolas técnicas de nível médio públicas. É o que diz uma proposta aprovada pela Comissão de Educação do Senado nesta quinta-feira (23/9).

Atualmente, a Lei de Cotas reserva a metade das vagas em instituições de ensino superior e técnico federais para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro deste escopo, há estudantes de cota social — aqueles com renda familiar até um e meio salário mínimo —, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência.

A proposta do Senado amplia essa seleção aos alunos que estão em estabelecimentos de ensino com bolsa integral. Na proposta original, havia a previsão daqueles beneficiados com 50% da bolsa. Contudo, o relator senador Confúcio Moura (MDB-RO) apontou que a renda das famílias seria superior ao das cotas sociais. Portanto, não seria adequado inseri-los no texto. 

"A restrição nos parece apropriada, pois preserva o alcance social da Lei de Cotas, ainda que se deva reconhecer que, exceto na subcota social, não há exigência de renda máxima dos egressos de estabelecimentos de ensino público", disse o senador

A comissão também aprovou uma proposta que permite aos estudantes carentes que não realizaram a edição anterior do Enem, a dispensa da justificativa para pedir a isenção da taxa de inscrição. As duas propostas foram enviadas para análise da Câmara dos Deputados.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação