PESQUISA

Aprovação ou reprovação do STF segue estável para brasileiros, diz Datafolha

Mesmo após ataques de 7 de Setembro, opinião da população se mantém equilibrada sobre a instituição

Correio Braziliense
postado em 25/09/2021 21:10

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (25/9), mostra que a aprovação da população dos ministros do Supremo Tribunal Federal segue estável. Segundo o levantamento, 25% dos entrevistados aprovam a atuação dos magistrados, enquanto 35% reprovam o desempenho deles. Outros 35% consideram regular. As taxas de aprovação e reprovação se mantiveram após os protestos do 7 de setembro, data em que o presidente Jair Bolsonaro fez ataques à Corte e defendeu atos antidemocráticos.

O Datafolha ouviu 3.667 pessoas com 16 anos ou mais em 190 cidades brasileiras entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

No levantamento anterior, de julho de 2021, eram 24% os que entendiam a atuação dos ministros como ótimo ou bom e 33% os que consideravam ruim ou péssimo. Outros 36% avaliavam como regular e 7% não sabiam opinar.

Confira o resultado

  • Ótimo/bom: 25%
  • Ruim/péssimo: 35%
  • Regular: 35%
  • Não sabe: 5%

Reprovação de Bolsonaro

Nesta semana, uma pesquisa do Datafolha apontou que subiu para 61% o número de brasileiros que acreditam que a corrupção tende a aumentar no país. Em pesquisa realizada em julho, o índice era de 56%. Nos últimos dois meses caiu de 13% para 11% o percentual de pessoas que confiam na diminuição da corrupção. Para 24%, a situação continuará como está, e 3% não souberam responder.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação