ELEIÇÕES 2022

Lula e Bolsonaro: uma bomba relógio com data marcada para (nos) explodir

Quem quer que seja eleito no ano que vem terá uma tarefa hercúlea pela frente. Sendo um destes dois, a chance de sucesso é zero, analisa Ricardo Kertzman

Ricardo Kertzman - Estado de Minas
postado em 14/10/2021 13:14 / atualizado em 14/10/2021 13:38
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

O que um político decrépito e decadente, corrupto notório, mofado nas ideias e ideais, viciado no populismo rasteiro e assistencialismo eleitoral, financiados por irresponsabilidade fiscal, corrupção desenfreada e gasto público descontrolado tem a oferecer de ‘novo’, como saída para uma crise social e econômica jamais vista na história recente do País?

O que um político não menos decrépito e decadente, não tão corrupto, é verdade, igualmente mofado nas ideias e ideais, também viciado em populismo rasteiro - e iniciante no assistencialismo eleitoral -, financiado por aumento de impostos e uma inflação insustentável tem a oferecer de ‘novo’, como alternativa ao caos social e econômico que produziu nos últimos três anos?

O que ambos, no primeiro caso, Lula da Silva, o meliante de São Bernardo , e Jair Bolsonaro, no segundo caso, o verdugo do Planalto , cretinos incapazes, egoístas rasteiros que apenas pregam a cisão da sociedade, podem realizar de diferente? Como poderiam ser, ao mesmo tempo, a causa e a solução desse estrago que aí está ? Por que raios mereceriam uma nova chance?

O eleitor brasileiro, a despeito de todas as suas péssimas características, precisa de um mínimo de racionalidade e lógica elementar. Precisa abandonar, nem que apenas por uma única vez, a paixão - ou o ódio - por políticos ilusionistas, mitos, salvadores da pátria, e votar utilizando critérios básicos, como os feitos passados e as propostas (concretas!) para o futuro.

Não é exagero afirmar que 2022 poderá ser, finalmente, nossa última chance. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação