CPI da Covid

CPI da Covid: adendo a relatório pede indiciamento de governador do AM

Relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), incluiu os nomes de Wilson Lima (PSC) e do ex-secretário de Saúde do estado Marcellus Campelo em adendo do relatório final das investigações; texto será votado nesta terça-feira (26/10)

Jorge Vasconcellos
postado em 26/10/2021 11:06 / atualizado em 26/10/2021 12:13
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), incluiu, em adendo ao relatório final das investigações, pedidos de indiciamento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do ex-secretário de Saúde Marcellus Campêlo. A inclusão dos nomes foi pedida pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), em razão do colapso do sistema de saúde no estado, em janeiro deste ano. A comissão está reunida, nesta terça-feira (26/10), para votar o relatório final.

A nova versão do parecer pede o indiciamento de 78 pessoas físicas, entre as quais o presidente Jair Bolsonaro, e de duas empresas — a Precisa Medicamentos e a VTCLog, suspeitas de irregularidade em contratos com o Ministério da Saúde para, respectivamente, a compra de vacinas e a logística da distribuição de imunizantes. Na versão anterior do texto, eram 68 os alvos de pedidos de indiamento.

Bolsonaro é alvo de pedido de indiciamento por nove crimes no relatório final da CPI: prevaricação, charlatanismo; epidemia com resultado morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crimes de responsabilidade (violação de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo); crimes contra a humanidade (nas modalidades extermínio, perseguição e outros atos desumanos).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação