CPI da Covid

Renan decide pedir indiciamento de senador Heinze na CPI por fake news

Relator da comissão afirmou que ia "presentear" Luiz Carlos Heinze com o 81º pedido de indiciamento. O pedido havia sido feito pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

Raphael Felice
postado em 26/10/2021 12:51 / atualizado em 26/10/2021 12:53
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu o indiciamento do senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS)  por disseminação de informações falsas e foi atendido pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, Renan Calheiros (MD-AL), com a confirmação do parlamentar na lista, que chega a 81 nomes

Em seu voto em separado na CPI, o senador do Rio Grande do Sul fez mais um discurso em defesa de substâncias presentes no kit covid, como cloroquina, usado no chamado tratamento precoce, desaconselhado por autoridades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

“O senador Heinze é respeitado no estado do Rio Grande do Sul. O que ele fala repercute na vida das pessoas. Esta comissão, os livros, a ciência e a imprensa mostraram números imensos que esses dados que o senador repete aqui são falsos, mas infelizmente o eleitor do Heinze no interior do Rio Grande do Sul vai achar que é verdadeiro porque o eleitor abre a internet e vê o senhor Heinze repetindo a mesma informação todos os dias”, relatou Alessandro Vieira ao pedir o indiciamento do senador.

“Essa CPI teve coragem de indiciar o presidente da República (Jair Bolsonaro), teve coragem de indiciar o líder do governo (Ricardo Barros). Não pode fechar os olhos diante do comportamento do nosso colega, senador da República, que repete reiteradamente a mentira como forma de desinformar o cidadão”, finalizou Vieira.

Ao ler relatório final, Renan Calheiros disse que ia "presentear" Luiz Carlos Heinze com o 81º pedido de indiciamento.

Heinze respondeu que a mentira foi feita pela autoridade máxima em saúde do mundo, a OMS, e a acusou de divulgar "factóides''. O senador gaúcho foi interrompido por Renan Calheiros que afirmou que o bolsonarista seria o 81º indiciado da CPI.

“Apesar das advertências, o senador Heinze reincidiu aqui todos os dias apresentados estudos falso, logo, negados pela ciência e pela maneira que incitou o crime em todos os momentos. eu queria aproveitar essa situação para dar um presente a vossa excelência: “o senhor vai ser o 81º indiciado desta comissão", disse Renan, que confirmou a promessa após ler os 80 atores indiciados pela CPI e adicionou por escrito o nome do senador Heinze.

Heinze já foi advertido pelo tema em outras situações. O senador Alessandro Vieira disse que chegou a protocolar no Conselho de Ética do Senado uma representação contra Luiz Carlos Heinze pelo mesmo assunto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação