CPI DA COVID

"Espero que Aras atue como procurador-geral", diz Randolfe sobre relatório

Vice-presidente da CPI da Covid afirmou, nesta terça-feira (26/10), que chefe do Ministério Público deve atuar conforme o cargo que ocupa ao receber o relatório final da comissão, que será votado hoje

Jorge Vasconcellos
postado em 26/10/2021 12:21 / atualizado em 26/10/2021 12:37
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O vice-presidente da CPI da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse, nesta terça-feira (26/10), esperar que o procurador-geral da República, Augusto Aras, atue conforme o cargo que ocupa ao receber o relatório final da comissão, que será votado hoje.

O senador falou sobre o assunto durante coletiva de imprensa, quando perguntado se havia a possibilidade de o chefe do Ministério Público não dar prosseguimento a ações penais contra o presidente Jair Bolsonaro, um dos 81 alvos de pedidos de indiciamento da CPI. Aras tem sido acusado, até mesmo entre seus pares, de proteger os interesses da família Bolsonaro.

"Primeiro, eu quero acreditar que o senhor Augusto Aras é procurador-geral da República, antes de ser aliado de quem quer que seja. Esperamos que ele atue como procurador-geral da República. Se não o fizer, existem outros caminhos, no código de processo criminal do nosso país, na legislação penal do nosso país, para levarmos esse relatório à frente", disse Randolfe. Ele informou que o relatório final da CPI será entregue a Aras na quarta-feira (27/10).

Segundo o senador, em caso de omissão do procurador-geral da República, poderá ser protocolada, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação subsidiária à pública.

"Essa CPI termina hoje. Essa história não acaba aqui, e nada acaba hoje quando termina a CPI. Nós ainda temos muito serviço a cumprir. Nós iremos acompanhar as consequências desse relatório. Iremos levar onde ele está endereçado a levar, e vamos exigir que as responsabilidades sejam apuradas", afirmou Randolfe.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação