PODER

Como Lira agiu nos bastidores para convencer parlamentares a votar PEC dos Precatórios

Presidente da Câmara passou o dia em negociações para convencer parlamentares a votarem a PEC

Jorge Vasconcellos
Israel Medeiros
Cristiane Noberto
postado em 04/11/2021 06:00
Lira recebeu vários líderes partidários com o intuito de medir a temperatura e saber se a PEC tinha apoio suficiente para prosperar -  (crédito: Julio Nascimento/PR)
Lira recebeu vários líderes partidários com o intuito de medir a temperatura e saber se a PEC tinha apoio suficiente para prosperar - (crédito: Julio Nascimento/PR)

Com claras dificuldades para chegar a um acordo sobre a PEC dos Precatórios desde a semana passada, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez tudo o que estava ao seu alcance, a fim de garantir a aprovação da proposta mais importante para o governo no atual cenário. Após o fracasso na semana passada, por falta de apoio e de quórum, o deputado deu orientações aos parlamentares ainda no feriado sobre como proceder ontem.

Ele recomendou, com pelo menos um dia de antecedência, os parlamentares a registrarem presença, de manhã, na Casa, para tentar garantir quórum. Além disso, a sessão foi marcada para o início da noite, na expectativa de que os parlamentares que ainda não estavam em Brasília pudessem chegar a tempo.

Na hora do almoço, Lira recebeu vários líderes partidários com o intuito de medir a temperatura e saber se a PEC tinha apoio suficiente para prosperar, além, é claro, de levar a cabo um processo de convencimento das legendas que estavam com ressalvas a respeito do texto.

Lira não falou com a imprensa após o almoço, mas os parlamentares que lá estiveram, sim. Eles disseram que o presidente da Câmara estava se esforçando ao máximo para mudar os votos da oposição e resolver impasses. O líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), já estava otimista com a aprovação desde o último domingo, mas saiu da reunião garantindo, pela primeira vez, que já tinha votos suficientes para aprovar a proposta.

As costuras na reunião chegaram ao ponto de fazer partidos da oposição, como o PSB, pensarem em mudar de ideia, já que o principal ponto de inflexão era o pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). No fim da tarde, no entanto, o líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), reafirmou o posicionamento contra o que ele chamou de "calote".

Determinação

Até aquele momento, ainda havia dúvidas sobre a viabilidade da votação em plenário da PEC. Lira, por sua vez, aparentava estar tranquilo com o quórum da sessão e não deu qualquer sinal de que voltaria atrás para adiar a votação.

Para garantir o quórum, Lira orientou a Mesa Diretora da Câmara a permitir o voto remoto de parlamentares que estão fora do país em missão oficial na COP26, que ocorre em Glasgow, na Escócia. Vários partidos criticaram a mudança, já que o presidente da Casa defende a volta dos trabalhos presenciais há meses e estabeleceu que as deliberações deveriam ocorrer presencialmente, sem exceções, a partir de 26 de outubro.

O deputado Ivan Valente (PSol-SP) chegou a denunciar que sua colega de partido Luiza Erundina (SP) está afastada de suas atividades porque foi impedida de votar pelo sistema remoto. Ela tem 87 anos e ainda não recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid-19. "Nós falamos com o presidente Arthur Lira sobre isso, e ele não resolveu. Agora, essa vergonha para votar a PEC dos Precatórios", criticou, no plenário.

Antes da sessão, Lira defendeu, em entrevista, a necessidade de aprovar a PEC "para que a máquina pública continue funcionando". Ele disse que esperava bom senso por parte dos parlamentares com relação às famílias que ficarão sem auxílio emergencial este mês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.