Posse no STF

André Mendonça espera que nomeação no STF ocorra ainda este ano

Após sabatina no Senado, na quarta-feira (1º/12), ex-AGU se disse "muito feliz" com sua aprovação e relatou ter conversado ainda na noite de ontem por telefone com o presidente Bolsonaro sobre resultado

Ingrid Soares
postado em 02/12/2021 11:46 / atualizado em 03/12/2021 11:44
 (crédito:  Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Após a aprovação por 47 votos na sabatina do Senado para assumir o cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de ontem, o ex-ministro da Justiça André Mendonça compareceu ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (2/12) para "dar um abraço" no presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o chefe do Executivo cumpre agenda no Rio de Janeiro e retorna a Brasília apenas no meio da tarde. 

O ex-advogado-geral da União (AGU) disse a jornalistas que conversou ainda na noite de ontem por telefone com Bolsonaro a respeito do resultado e completou que o presidente também "estava muito feliz". E emendou dizendo que ainda não há uma previsão para a nomeação, mas que espera que ocorra ainda este ano.

"Ontem falei com o presidente (Luiz) Fux e a expectativa (de nomeação) é este ano ainda", apontou. "Fiquei muito feliz. A gente sabia que ia ser difícil, mas que íamos vencer", concluiu.

Pelas redes sociais, Bolsonaro disse na quarta-feira (1º) que "o compromisso de levar ao Supremo um "terrivelmente evangélico" foi concretizado".

Sabatina

A votação ocorreu depois de mais de oito horas de sabatina na CCJ, na qual o ex-ministro da Justiça fez acenos à classe política e defendeu o Estado laico, mas se distanciou de decisões e falas controversas do presidente Jair Bolsonaro.

Na sessão da CCJ, Mendonça foi questionado sobre liberdade de imprensa, compromisso com a Constituição, atuação durante o governo Bolsonaro, religião, marco temporal, democracia, casamento homoafetivo, dentre outros. Um dos principais pontos de discussão da sabatina foi a religião do advogado, que é pastor presbiteriano. 

A expectativa é de que a cerimônia de posse na Corte seja realizada até 17 de dezembro, último dia das atividades deste ano. Depois disso, haverá recesso e o tribunal funcionará em regime de plantão. O presidente, Luiz Fux, julgará apenas casos urgentes.

A primeira indicação de Bolsonaro ao STF foi a do atual ministro da Corte, Kássio Nunes Marques. Caso reeleito em 2022, o presidente poderá indicar mais dois nomes em 2023. 

Em nota, Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) parabeniza André Mendonça pela aprovação no Senado. Confira abaixo:

"A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) parabeniza André Mendonça pela aprovação de seu nome pelo plenário do Senado Federal para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-Advogado-Geral da União demonstrou, durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que preenche os requisitos constitucionais para atuar como ministro da mais alta Corte do país.

A Ajufe espera e confia que a atuação de André Mendonça como ministro será desempenhada com equilíbrio, competência e rigor técnico que sempre marcou sua carreira. Por fim, deseja sucesso ao novo ministro e que ele possa contribuir nas importantes decisões do colegiado do Supremo Tribunal Federal.

Brasília, 1º de dezembro de 2021"

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação