POSSE ANDRÉ MENDONÇA

Nomeação de André Mendonça no STF é publicada no Diário Oficial da União

Senado aprovou na quarta-feira (1º/12) o nome do ex-advogado-geral da União. Posse na Corte está marcada para o próximo dia 16

Luana Patriolino
postado em 02/12/2021 19:26 / atualizado em 03/12/2021 11:14
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A nomeação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite desta quinta-feira (2/12). O ex-advogado-geral da União esteve no gabinete presidente da Corte, Luiz Fux, para uma reunião de portas fechadas. O encontro começou por volta de 13h e durou cerca de uma hora. Na saída, ambos não falaram com a imprensa, mas foi anunciado que Mendonça tomará posse no tribunal no próximo dia 16.

André Mendonça foi aprovado pelo Senado para assumir o cargo de ministro do STF após mais de oito horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a apreciação do plenário da Casa. Ele será, na Corte, o ministro "terrivelmente evangélico" prometido pelo presidente Jair Bolsonaro. O pastor presbiteriano ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello.

Nesta quinta-feira, Jair Bolsonaro voltou a comentar a aprovação do ex-ministro da Justiça. O chefe do Executivo disse que conseguiu enviar ao Supremo “uma pessoa que tem Deus no coração”. A declaração ocorreu durante solenidade de formatura do Curso de Formação e de Graduação de Sargentos da Escola de Sargentos de Logística no Rio de Janeiro, onde Bolsonaro também falou em "gratidão".

Em nota, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) parabenizou André Mendonça pela aprovação no Senado e nomeação. Veja abaixo: 

"A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) parabeniza André Mendonça pela aprovação de seu nome pelo plenário do Senado Federal para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-Advogado-Geral da União demonstrou, durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que preenche os requisitos constitucionais para atuar como ministro da mais alta Corte do país.

A Ajufe espera e confia que a atuação de André Mendonça como ministro será desempenhada com equilíbrio, competência e rigor técnico que sempre marcou sua carreira. Por fim, deseja sucesso ao novo ministro e que ele possa contribuir nas importantes decisões do colegiado do Supremo Tribunal Federal.

Brasília, 1º de dezembro de 2021"

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação