ZÉ TROVÃO

STF: Barroso vota contra pedido de liberdade de caminhoneiro Zé Trovão

Bolsonarista está preso desde outubro por incitar atos antidemocráticos e violência às instituições. Para o ministro, defesa não apresentou novos elementos que justificassem soltura

Luana Patriolino
postado em 03/12/2021 17:03
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou contra o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do caminheiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. Os advogados solicitam a soltura do réu, para que ele seja transferido para prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica.

O bolsonarista está preso desde o fim de outubro, após uma ordem de prisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, por incitar violência e atos antidemocráticos nas manifestações do feriado do Dia da Independência.  Para Barroso, a defesa “não trouxe novos argumentos suficientes para modificar a decisão ora agravada”, e por isso, o “recurso não deve ser provido”.

O habeas corpus está sendo julgado em plenário virtual pela 1ª Turma do STF, e Barroso é o relator da ação. Além dele, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Rosa Weber e Dias Toffoli compõem o colegiado, mas ainda não se manifestaram. Os votos podem ser disponibilizados no sistema até o dia 13 deste mês.

Fuga

Zé Trovão é um dos principais personagens envolvidos na incitação de atos antidemocráticos de 7 de Setembro. Ainda não se sabe como e com quais recursos o bolsonarista escapou das buscas da Polícia Federal — é possível que ele já estivesse fora do país no dia das manifestações do feriado.

Enquanto a polícia não conseguia localizá-lo, o caminhoneiro manteve os ataques ao Judiciário e aos contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro, por meio do Telegram. Ele dizia que estava escondido na casa de um amigo, no México.

O youtuber que incentiva paralisações e invasões ao STF e ao Congresso Nacional começou a ficar conhecido a partir de março deste ano. Por meio do canal Zé Trovão, a Voz das Estradas, hoje fora do ar, Marcos Gomes chegou a ter em torno de 40 mil seguidores; depois, migrou para um canal no Telegram.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação