COVID-19

Governo cancela reunião presencial do Mercosul; encontro será virtual

Além disso, também há tensões causadas pela viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Argentina, na próxima sexta-feira (10/12), onde petista deverá se encontrar com o líder do país, Alberto Fernández, na Casa Rosada, e receber prêmio pela defesa aos direitos humanos

Ingrid Soares
postado em 08/12/2021 18:45
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

O governo do presidente Jair Bolsonaro decidiu cancelar a reunião de cúpula dos membros do Mercosul. O encontro deverá ocorrer virtualmente no próximo dia 17. A principal razão para o cancelamento do encontro presencial, segundo a publicação O Globo, é a nova variante ômicron da covid-19. Mas há também tensões causadas pela viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Argentina, na próxima sexta-feira (10), onde deverá se encontrar com o líder do país, Alberto Fernández, na Casa Rosada. 

Em cerimônia com direção do presidente argentino, Lula receberá o Premio Azucena Villaflor, pela defesa aos Direitos Humanos. Ainda na sexta-feira, o petista também participará, ao lado de Fernández e da vice-presidenta Cristina Kirchner, de ato cultural na Plaza de Mayo, em comemoração aos 38 anos de democracia na Argentina e ao Dia dos Direitos Humanos. 

Um dos desafios entre o Brasil e a Argentina é preservação da relação entre os países. Para interlocutores, organizar uma visita de Lula ao país, em momento ainda frágil de recomposição da relação bilateral, mostra uma atitude no mínimo inconveniente. As declarações dos governantes argentinos serão acompanhadas à lupa pelo governo brasileiro.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação