Eleições 2022

Com novo modelo de urna eletrônica, TSE promete maior rapidez em 2022

Segundo o TSE, que apresenta os novos modelos nesta segunda-feira (13/12), urnas são mais modernas, seguras e com mais requisitos de acessibilidade. Uma das principais mudanças foi no processador, até 18 vezes mais veloz que o chip da urna anterior

Tainá Andrade
postado em 13/12/2021 12:50 / atualizado em 13/12/2021 15:22
Urna eletrônica modelo 2020 (UE 2020) será usada pela primeira vez em 2022 -  (crédito: Reprodução/TSE )
Urna eletrônica modelo 2020 (UE 2020) será usada pela primeira vez em 2022 - (crédito: Reprodução/TSE )

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciará nesta segunda-feira (13/12) as principais mudanças para as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2022. O layout será uma das primeiras diferenças percebidas pelos eleitores, mas as novas tecnologias que compõem o sistema dos aparelhos de modelo 2020 (UE 2020) prometem tornar ainda mais rápido o processamento dos votos.

As duas gerações de urnas estarão funcionando simultaneamente, e as novas máquinas serão usadas somente em algumas regiões do país. O último modelo de urna utilizado é de 2015.

Uma das principais mudanças foi o processador, sistema System on a Chip (SOC), até 18 vezes mais veloz que o chip da urna anterior. A bateria do aparelho foi modificada e não precisa de novas recargas após a ativação. A empresa Positivo Tecnologia foi a responsável por desenvolver as inovações após ganhar a licitação no ano passado. De acordo com o TSE, à época, a proposta vencedora foi orçada em R$ 799 milhões. 

Outra grande mudança técnica foi a troca de cartão de memória por pen drives para facilitar a programação dos equipamentos nos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE). Os técnicos garantem que a segurança para a votação continua a mesma.

O teclado também ganhou um salto tecnológico com botões com duplo fator de contato. Ou seja, o equipamento acusa por ele mesmo problemas de mau-contato ou curto-circuito, o que torna mais rápida a substituição se for preciso.

Os mesários perceberão a diferença porque a máquina tem um toque mais sensível. Portanto, enquanto uma primeira pessoa vota, outra pode ser identificada simultaneamente pelo mesário. Os resultados são dois: aumentar o número de eleitores por seção e diminuir as filas.

Após o teste público de segurança feito em novembro pela Justiça Eleitoral, foram encontrados vários pontos para melhoria e passaram a ser trabalhados pelos técnicos para a segurança das eleições 2022. 

Confira as principais mudanças da urna modelo 2020 (UE 2020):

  • Terminal para o mesário com tela gráfica, sem teclado físico, mais superfície sensível ao toque;
  • Processador do tipo System on a Chip (SOC), 18 vezes mais rápido que o modelo 2015;
  • Bateria de Lítio Ferro-Fosfato — menos custos de conservação por não necessitarem de recarga;
  • Mídia de aplicação com pen-drive, para maior flexibilidade logística aos TREs no quesito geração de mídias;
  • Teclas com duplo fator de contato;
  • Expectativa de duração da bateria para toda a vida útil da urna.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação