GOVERNO

Reprovação ao governo Bolsonaro chega ao maior percentual, com 55%, aponta Ipec

Pesquisa Ipec entrevistou 2.002 mil pessoas em 144 municípios, entre os dias 9 e 13 de dezembro. A consulta também mostra Lula liderando as intenções de votos (48%) para a Presidência em 2022, enquanto Bolsonaro representa 21% das preferências

*João Vitor Tavarez
postado em 14/12/2021 20:37 / atualizado em 14/12/2021 20:59
 (crédito: EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (14/12) pelo Instituto de Pesquisas Cananéia (Ipec) mostra que a rejeição ao governo Bolsonaro atingiu 55%. Trata-se do maior percentual desde o início do mandato, em 2019.

“Na sua avaliação, o governo do presidente Jair Bolsonaro está sendo”. Essa foi a pergunta feita aos 2.002 mil entrevistados em 144 municípios, entre os dias 9 e 13 de dezembro, com as opções “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

Os resultados foram:

  • Ótimo/bom: 19%
  • Regular: 25%
  • Ruim/péssimo: 55%
  • Não sabe/não respondeu: 1%

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

No levantamento anterior, em setembro, a reprovação foi de 53%. Já a aprovação ficou em 22%

Outra questão levantada na pesquisa foi: “E o(a) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?". Entre os resultados, 27% aprovam; 68% desaprovam e 4% não sabe ou não respondeu. Nesse aspecto, a pesquisa anterior mostrou que 28% dos entrevistados aprovavam a maneira de governar de Bolsonaro, 68% desaprovavam e 4% não souberam ou não responderam.

Confiança

"E o(a) sr(a) confia ou não confia no presidente Jair Bolsonaro?" foi outra pergunta levantada, cujos resultados foram:

  • Confia: 27%
  • Não confia: 70%
  • Não sabe/não respondeu: 3%

Antes, 28% dos entrevistados diziam confiar em Bolsonaro, 69% disseram não confiar e 3% não souberam ou não responderam.

Intenções de voto


A Pesquisa Ipec ainda mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 48% das intenções de voto para a Presidência da República em 2022, enquanto Bolsonaro representa 21%.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação