Precatórios

Câmara aprova PEC dos Precatórios em primeiro turno

Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, é necessário outro turno de votação, com, ao menos 308 votos favoráveis. Parlamentares analisam, agora, os destaques (trechos separados)

Israel Medeiros
Raphael Felice
postado em 14/12/2021 20:56
 (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
(crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou, por 327 votos a 147 em primeiro turno, o restante da PEC dos Precatórios, nesta terça-feira (14/12). Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, é necessário outro turno de votação, com, ao menos, 308 votos favoráveis.

Na semana passada, o Congresso promulgou, em sessão solene, os pontos em que havia consenso entre Câmara e Senado da PEC 23/2021. Os pontos do texto alterado no Senado em que não havia consenso voltaram para a Câmara apensados (acrescentados) à PEC 46/2021.

Durante o dia, o governo e a presidência da Câmara fizeram reuniões para tentar fazer avançar a matéria, já que a PEC precisa ser votada ainda esta semana, já que os parlamentares entrarão em recesso a partir da semana que vem. A medida é fundamental para o governo conseguir pagar o Auxílio Brasil no valor de R$ 400 em 2022.

O texto aprovado pela Câmara em primeiro turno mantém o programa em caráter permanente – modificação feita pelo relator da proposta e líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE). Líderes do Centrão na Câmara decidiram por retirar da matéria um trecho que previa um prazo para o limite de pagamento de precatórios (subteto).

No texto que saiu da Câmara, a previsão era de que a limitação anual do pagamento vigorasse até o ano de 2036. Senadores alteraram essa data para 2026. Com a modificação sugerida por parlamentares hoje, o limite permanece, mas sem uma data específica para terminar.

Outra mudança é com relação ao pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Com as mudanças feitas no Senado, os pagamentos seriam feitos fora do teto de gastos em três parcelas e seguindo um cronograma. Os parlamentares decidiram retirar a determinação de datas.

Deputados analisam, agora, destaques ao texto. Ao todo, são seis trechos que devem ser votados separadamente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação