PGR

Bolsonaro acusa Dallagnol de tentar usar Michelle para indicação à PGR

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, chefe do Executivo repetiu que Dallagnol tentou ser indicado ao cargo de procurador-geral da República via primeira-dama, e o acusou de tráfico de influência

Ingrid Soares
postado em 15/12/2021 11:51
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos) nesta quarta-feira (15/12). Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo repetiu que Dallagnol tentou ser indicado ao cargo de procurador-geral da República via primeira-dama, Michelle Bolsonaro, eo acusou de tráfico de influência. O presidente disse ainda que o assunto será detalhado em live amanhã (16).

"Vou falar na live aí sobre o tráfico de influência do Dallagnol. Olha só pessoal. Vamos gravar aí. Naquela operação, na Vaza Jato, na troca de mensagens lá tem uma (conversa) em que o Vladimir Aras, primo do (procurador-geral da República, Augusto) Aras, ele pergunta para o Dallagnol: 'Você conhece o pastor da primeira dama?' 'Conheço'. 'Dá para marcar uma audiência com ele?' 'Dá' E ele retorna: 'Já telefonei. Pode ligar para ele'", relatou o presidente.

E prosseguiu: "Sabe o que o Vladimir Aras e o Dallagnol queriam? Via minha esposa, colocar o nome na PRG de interesse deles na Lava-Jato. Então ele diz que nunca me procurou".

"Vocês sabiam que no segundo turno a maioria do pessoal da Lava-Jato votou no (Fernando) Haddad? Mas não era o pessoal que tava combatendo a corrupção no PT?", concluiu.

No último dia 12, em seu perfil do Twitter, o chefe do Executivo fez ataques aos recém-filiados ao partido Podemos, o ex-juiz Sergio Moro e Dallagnol.

Segundo Bolsonaro, um documentário divulgado pelo jornalista Kim Pain mostra a articulação de um “jogo de poder” entre Dallagnol e Sergio Moro — seu ex-ministro da Justiça, contra o seu governo bolsonarista.

Bolsonaro ainda afirmou que rejeitou uma audiência com o ex-procurador em 2019, que supostamente tentou uma aproximação para sondar as possíveis indicações ao cargo de procurador-geral da República, por receio de "sair uma história pronta" do encontro. "Se eu tivesse audiência com ele, com toda certeza não ia indicar a PGR. Mas iria sair uma história pronta. Como faziam por ocasião de alguns depoimentos por ocasião da Lava-Jato", disse na data.

"Escrevia o depoimento, chamava o cara para assinar. E ia falar o quê? Que eu teria feito proposta indecorosa para ele. Salvar um amigo, parente", acrescentou o presidente.

Nesta semana, Deltan Dallagnol se filiou ao Podemos, em cerimônia com a presença de Moro, recém-filiado à sigla. No mês passado, o ex-procurador renunciou definitivamente ao seu cargo no Ministério Público para apostar em uma carreira política. Ele pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação