VACINA

Doria se reúne com ministros do STF para pressionar cobrança do passaporte da vacina

O político esteve na Suprema Corte nesta semana e demonstrou preocupação no Brasil se tornar destino para movimento antivacina

Luana Patriolino
postado em 15/12/2021 19:38 / atualizado em 15/12/2021 19:41

Em corrida eleitoral, o governador de São Paulo e pré-candidato à presidente da República João Doria (PSDB) esteve reunido com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (15/12), para alertar sobre a necessidade do passaporte da vacina nos aeroportos e fronteiras brasileiras. Cada vez mais próximo e alinhado ao Judiciário, o político criticou a postura do governo federal diante da pandemia de covid-19 e demonstrou preocupação do Brasil tornar-se um destino de membros do movimento antivacina. 

“O país fez um investimento enorme de investimento, de custo, de mobilização de profissionais de saúde, de vacinação, e a população brasileira fez claramente a sua opção majoritária pela vacinação. Não faz sentido que o Brasil possa se tornar um destino de pessoas não vacinadas. Aqui não pode se tornar um jardim de recreio para negacionistas que entendem que podem chegar no Brasil sem vacina”, criticou.

No último sábado (11/12), o ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou, em caráter liminar, a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação para todo viajante que chegar ao Brasil. A medida está vendo votada em plenário virtual da Corte e já tem maioria pela manutenção da decisão.

O tucano afirmou que vai alertar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e todas as agências atuantes em fronteiras brasileiras sobre a decisão do Supremo em exigir o esquema vacinal completo ao desembarcar no país. “Temos um enorme esforço feito por governadores, por prefeitos, por profissionais de saúde, pela população para terem a sua imunidade preservada. [Turistas] Serão bem vindos, se tiverem vacinados”, disse.

Doria se encontrou com os ministros Luiz Fux, presidente Corte, e Luis Roberto Barroso. "Felizmente, os ministros Fux e Barroso entenderam", afirmou o governador. "Nós temos que proteger a população brasileira depois de um enorme esforço feito pelos governadores, prefeitos e sistema judiciário”, disse.


Na ocasião, o político ainda pediu aos ministros a liberação da CoronaVac, a vacina produzida pelo instituto Butantan, para crianças de 3 a 11 anos.

Para quinta-feira (16/12), está prevista uma reunião técnica na Anvisa para avaliar a permissão ou não da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, mas com o imunizante da Pfizer. Doria disse que fez um alerta no STF sobre a vacinação infantil com CoronaVac. "Nenhum documento formal foi entregue, mas comunicamos a nossa preocupação”, concluiu.

Desfiliação de Alckmin

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) se desfiliou do PSDB nesta quarta-feira (15/12) após mais de 33 anos na sigla. Ele entregou a carta de desfiliação ao diretório municipal do partido que ajudou a fundar. Pelo Twitter, Alckmin anunciou a despedida e falou sobre "novo tempo".

Perguntado sobre a saída de Alckmin, Doria desejou boa sorte ao político e o parabenizou pelas três décadas no partido tucano. “Desejo felicidade no seu novo destino e nas suas novas trajetórias tanto na vida política, quanto pessoal”, destacou. “Temos que ter respeito por aqueles que ajudaram nos quadros do PSDB, ajudaram a fundar o PSDB. Mas sou totalmente a favor da renovação partidária”, ressaltou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação