Estreia no STF

Mendonça é sorteado relator da notícia-crime contra Bolsonaro sobre Iphan

Caso trata de denúncias de prevaricação e advocacia administrativa feitas contra presidente, após ele dizer ter mandado "ripar" servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Tainá Andrade
postado em 17/12/2021 18:42 / atualizado em 17/12/2021 18:42
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

A estreia de André Mendonça no Supremo Tribunal Federal (STF) foi sorteada nesta sexta-feira (17/12). Ele será relator da notícia-crime, apresentada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), contra o presidente Jair Bolsonaro por prevaricação e advocacia administrativa.

A ação foi movida após o presidente da República anunciar que mandou "ripar" servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao receber a informação de paralisação na obra da Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang.

Em seguida à declaração, Larissa Rodrigues Peixoto Dutra foi retirada da presidência do órgão pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) foi o autor da ação de afastamento. Na época, foi dito que ela não atendia requisitos para a presidência.

Em live na noite dessa quinta-feira (16), Bolsonaro minimizou as investidas no Iphan. “Mandei investigar e cheguei à conclusão de que o pessoal do Iphan teria que ser trocado. Vocês votam no presidente para deixar tudo como está ou para mudar alguma coisa?”, perguntou. Em outro momento, disse não ter interferido na Justiça para o afastamento.

O novo ministro do Supremo foi indicado pele chefe do Executivo. Mendonça tomou posse ontem, após meses de espera pela sabatina no Senado.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação