Pesquisa

Brasileiros consideram Lula o melhor presidente da história, Bolsonaro o pior

Mais da metade dos entrevistados acham que o melhor presidente da história foi Lula; enquanto 48% apontam Bolsonaro como o pior

Thays Martins
postado em 20/12/2021 14:47
 (crédito: JULIEN DE ROSA / AFP e EVARISTO SA / AFP)
(crédito: JULIEN DE ROSA / AFP e EVARISTO SA / AFP)

Os brasileiros consideram o ex-presidente Lula (PT) como o melhor presidente que o país já teve e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), como o pior. Foi este o resultado encontrado por uma pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada na noite deste domingo (19/12) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Os dois devem se enfrentar nas eleições presidenciais no ano que vem. A última pesquisa de intenção de votos feita pelo Datafolha apontou que, se as eleições fossem hoje, Lula venceria em todos os cenários possíveis no segundo turno. A vantagem sobre Bolsonaro é de quase 30 pontos percentuais.

Perguntados sobre quem seria o melhor presidente da história do Brasil, 51% apontaram o petista, que governou o país entre 2002 e 2010. Somente 11% dos entrevistados apontaram Bolsonaro como o melhor, menos do que a atual aprovação do governo, que está em 22%.

Em seguida, aparece o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que governou o país entre 1995 e 2002, com preferência de 7% dos entrevistados.

Como o pior presidente, 48% apontaram Bolsonaro; outros 18% indicaram o nome de Lula como o pior. Na sequência, os entrevistados apontaram o nome do atual senador Fernando Collor de Mello, que sofreu um processo de impeachment em 1992.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação