OBITUÁRIO

Morre Joezil Barros, jornalista e advogado, aos 84 anos

Condômino dos Diários Associados morre devido a complicações provocadas por infecção pulmonar. Com mais de 60 anos dedicados ao jornalismo, o pernambucano de origem humilde se orgulhava da trajetória profissional e do reconhecimento dos colegas

Correio Braziliense
postado em 21/12/2021 10:54
Joezil Barros deixa a esposa, Neide Maria Pereira Marques de Barros; dois filhos, os jornalistas Roberto e Lydia Gomes de Barros; quatro netos e cinco bisnetos -  (crédito: Ana Dubeux/CB/D.A.Press)
Joezil Barros deixa a esposa, Neide Maria Pereira Marques de Barros; dois filhos, os jornalistas Roberto e Lydia Gomes de Barros; quatro netos e cinco bisnetos - (crédito: Ana Dubeux/CB/D.A.Press)

O jornalismo de Pernambuco perdeu um de seus representantes mais respeitados. Aos 84 anos, o jornalista e advogado Joezil Barros, condômino dos Diários Associados, morreu nesta terça-feira (21/12), no Recife, em consequência de uma infecção pulmonar. Formado em relações públicas e direito, Joezil contribuiu de forma relevante para os Diários Associados se firmarem como grupo de comunicação conceituados no país. Atuou, ainda, no ramo do direito. Era juiz classista aposentado e, nos últimos anos, chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Em artigo publicado no Diario de Pernambuco em setembro, Joezil Barros comentou sua trajetória profissional, que se confunde com a história do jornalismo em Pernambuco. Ao celebrar os 90 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), entidade que presidiu entre 1971 e 1974, o recifense nascido no bairro da Torre rememorou os primeiros anos de profissão. "Entrei no jornalismo muito cedo — tinha apenas 16 anos e sem qualquer formação acadêmica", lembrou Joezil. Foi com essa idade que o adolescente começou a trabalhar como repórter policial no extinto Jornal Pequeno, “com a garantia de receber pequena quantia para o lanche”. Após a experiência no jornal, o jovem repórter trabalhou na Rádio Olinda e na Rádio Clube de Pernambuco, empresa da qual seria o presidente, juntamente com o Diario de Pernambuco, muitos anos depois.

Com praticamente 70 anos dedicados ao jornalismo e à comunicação, Joezil Barros desempenhou papel importante na profissionalização da imprensa. Além de comandar a AIP, ele dirigiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife e foi presidente da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, em Brasília. Ocupou, ainda, o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Jornais por dois mandatos e do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe).

O reconhecimento dos colegas de profissão era motivo de orgulho para Joezil, em razão de sua história pessoal. “Comandar no seu posto máximo tão importantes instituições dos jornalistas brasileiros, muitos dos quais intelectuais da maior expressão, significou para mim motivo de muito orgulho, tendo em vista a minha origem humilde, filho de pais operários, sem nenhuma representação social e financeira, morando na “beira chié”, como era conhecido o bairro da Torre, onde residíamos, mesmo local em que morava grande parcela dos desempregados do Recife e operários da fábrica de tecidos do mesmo bairro e os servidores da Pernambuco Tramways, empresa de bondes, veículos utilizados para transporte da população e que antecedeu a chegada dos ônibus no Recife”, relembrou o jornalista, no texto publicado em setembro.

A trajetória de Joezil Barros reflete, em boa medida, a evolução dos Diários Associados no Nordeste. No Diario de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América Latina, a progressão profissional foi sólida e constante. Ele trabalhou sucessivamente, como revisor, repórter, diretor comercial, superintendente, diretor executivo e presidente da empresa e da Rádio Clube de Pernambuco.

Em 1992, Joezil foi eleito membro do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados. Ao ingressar no grupo de comando formado por Assis Chateaubriand, Joezil assumiu a presidência da antiga TV Guararapes e dos jornais O Norte (PB), Diário de Natal (RN) e Diário da Borborema (PB), bem como das rádios e estações de TV desses respectivos estados.


"Perdemos um ilustre companheiro, um verdadeiro líder pernambucano e um guerreiro de grandes batalhas. Estamos de luto", afirmou o presidente do Condomínio dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa. "Ícone do jornalismo pernambucano, companheiro de grandes batalhas, deixa uma legião de amigos e admiradores. Perda irreparável!", disse o vice-presidente executivo do Correio Braziliense, Guilherme Augusto Machado.

Projetos editoriais


São inúmeros os projetos comandados por Joezil Barros à frente do Diario de Pernambuco. Entre as iniciativas editoriais, pode-se registrar o lançamento do Panorama Literário, publicação que se tornou referência no jornalismo cultural. Foram as páginas do Panorama Literário que testemunharam o nascimento da Geração 65, sociedade de jovens poetas pernambucanos que publicavam os primeiros versos no jornal.


Para além das redações, Joezil Barros também atuou em mobilizações sociais. Entre 2015 e 2016, presidiu o Rotary Club do Recife, organização voltada para a promoção da educação e da saúde das populações, treinamento profissional e combate à fome.

Com uma longa carreira na imprensa , Joezil Barros também teve projeção no âmbito do direito. De 1985 a 1990, atuou como juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, aposentando-se neste cargo. Entre 2018 e 2020, trabalhou como assessor de comunicação da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco. Em sua mais recente atuação profissional, comandou a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Profissional respeitado, empresário e cidadão pernambucano, Joezil também era conhecido pelo carinho com os amigos. Em 2014, ao escrever um texto de despedida sobre uma pessoa próxima, recém-falecida, relembrou uma passagem de Santo Agostinho: “A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas. Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho.”

Uma das pessoas mais próximas de Joezil, o condômino Maurício Dinepi lembra o início de uma amizade de praticamente 50 anos. “Joezil era gerente de publicidade no Diario de Pernambuco, e eu, iniciando na área de publicidade, com representação dos jornais Associados no Rio de Janeiro, em 1973”, conta. “Houve uma empatia muito grande. Desde então nos tornamos amigos, muito amigos e irmãos. Rimos e choramos juntos inúmeras vezes”, lembra.

Em razão da pandemia, os encontros pessoais não eram mais possíveis. Mas as conversas continuavam frequentes, e o carinho, intacto. “Nos últimos dois anos, não nos encontramos pessoalmente, por motivos óbvios. Mas sempre nos falávamos ao telefone. Quando um dos dois falhava, sempre ele mandava uma mensagem 'Alguma novidade?'. Foram 48 anos de amizade sincera. Já está fazendo falta!!”, afirma Dinepi.

Joezil Barros deixa a esposa, Neide Maria Pereira Marques de Barros; dois filhos, os jornalistas Roberto e Lydia Gomes de Barros; quatro netos e cinco bisnetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação