REAJUSTE

Orçamento 2022: magistrados entregam carta ao STF cobrando reajuste

Com aumento a policiais federais, presidente Jair Bolsonaro comprou briga com outras categorias

Luana Patriolino
postado em 23/12/2021 20:34
 (crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
(crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

Insatisfeitos com a decisão do governo federal em conceder reajuste salarial apenas para as forças de segurança, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) entregou uma carta ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, cobrando um posicionamento.

“Entendemos que, pelos princípios constitucionais, que regem não só o serviço público, mas também todo o povo brasileiro, precisa de isonomia. Isso não é viável. Ou estende para todo mundo ou nada”, aponta Renata Gil, presidente da AMB. “A ideia é que seja ampliado para todos, ainda que esse percentual seja pequeno”, destaca.

Apesar do descontentamento, a entidade ainda não considera tomar medidas mais drásticas como a entrega dos cargos. “Vamos aguardar que o nosso chefe de poder entre em contato com o chefe do Executivo e que essa questão seja equacionada para todo mundo”, conclui Gil.

Reajuste apenas para policiais

Ao assegurar o reajuste de R$ 1,9 bilhão aos policiais federais no Orçamento de 2022, o presidente Jair Bolsonaro agradou uma parcela importante de seu eleitorado, particularmente os 45 mil servidores que integram a corporação. Em compensação, o gesto provocou a ira de diversas outras categorias de servidores.

Na Receita Federal, a situação é ainda mais grave. Os auditores do órgão iniciaram o movimento de entrega de cargos e continuam se mobilizando para pressionar o governo. Chega a quase 700 o número de auditores da Receita que entregaram cargos de chefia no órgão, segundo o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional).

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação