Economia

Conselheiros do Carf entregam pedido de suspensão de sessões à presidência

Integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais reagem a corte orçamentário da Receita Federal. Ausência de conselheiros deve causar blecaute nas decisões do Carf

Raphael Felice
postado em 30/12/2021 17:21 / atualizado em 30/12/2021 17:22
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um grupo expressivo de conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão vinculado ao Ministério da Economia, protocolaram hoje à presidente do conselho, Adriana Gomes Rego, um pedido de suspensão das sessões de julgamento no mês de janeiro de 2022. A solicitação foi uma reação ao corte orçamentário na Receita Federal.

A ausência de 63 conselheiros causam ao Carf um blecaute nas decisões do órgão. De acordo com a nota de suspensão, as recentes decisões do Congresso Nacional e do Poder Executivo Federal reduziram drasticamente o orçamento destinado à manutenção das atividades da Receita Federal (RFB) e impossibilitam a regulamentação do bônus de eficiência dos Auditores-Fiscais da RFB.

‘’Nós, Auditores-Fiscais, aprovamos a meta zero para todos os setores e atividades da Receita Federal e do CARF, ressalvadas as decadências e demandas judiciais, até que o governo faça a publicação do decreto de regulamentação do bônus de eficiência.”, diz o documento.

A decisão foi deliberada após uma assembleia realizada no último dia 23. A orientação de mobilização para o Carf e as delegacias de julgamentos foram as seguintes:

- Os julgamentos do CARF e das DRJ devem ser suspensos, não devendo haver sessões de julgamento;

- Não deverá haver análise dos processos para julgamento, aproveitando-se o tempo para estudo da legislação vigente, suas inovações e discussões acerca da mobilização, de formas de engajamento e cumprimento das decisões de assembleia;

- Não deve haver preenchimento de relatório de atividades.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação