Justiça

AGU pede para STF barrar saída de secretário do Ministério da Justiça

Vicente Santini teria cometido ações irregulares no processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan do Santos

Raphael Felice
postado em 02/01/2022 17:06
 (crédito: Rosinei Coutinho / STF)
(crédito: Rosinei Coutinho / STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu manifestação da Advocacia Geral da União (AGU) para negar um parecer enviado para afastar o secretário nacional de Justiça, Vicente Santini, do cargo.

Funcionários do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI) prestaram depoimento à Polícia Federal para relatar possíveis atos irregulares de superiores no Ministério da Saúde com a finalidade de tentar brecar o processo de extradição do blogueiro bolsonarista, Allan dos Santos.

Entre a cúpula supostamente envolvida está Santini. Ele teria produzido um ofício pedindo alteração do fluxo do procedimento de extradição do dono do Terça Livre, de acordo com a PF.

O pedido para afastar o secretário foi feito pelo líder da oposição no Senado Federal, Randolfe Rodrigues (REDE-AP). Após ouvir as denúncias de pressão por parte dos servidores da Justiça, o senador entrou com a ação no STF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação